LESSA, Letícya Dállya Caldas et al.. A capoeira em meu horizonte de experiência. Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/103781>. Acesso em: 31/10/2024 21:19
A capoeira é uma forma de expressão cultural brasileira que combina elementos de dança, música, jogo e luta. Ela tem raízes na história afro-brasileira e é uma parte importante do patrimônio cultural do Brasil. Em resumo, a capoeira na escola vai além da aparência física e se torna uma ferramenta educacional que promove valores culturais, sociais e físicos, contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos. Ela oferece uma abordagem única e interdisciplinar que pode enriquecer o currículo escolar e proporcionar experiências significativas aos estudantes. O objetivo desse relato de experiência é expor meus estudos vinculados às bolsas estudantis sobre a contribuição da capoeira em um ambiente escolar. O texto é fundamentado pelos autores Dermeval Saviani(1982), Lussac(2009), Breda(2010) e Magda Soares(2020), a pesquisa é desenvolvida metodologicamente qualitativa. Por meio de ações extensionistas e o programa PIBID na UEG Unu Jussara, detive orientação do Prof° Dr. Wilson de Sousa Gomes, onde participamos de reuniões e obtivemos resultado com a pesquisa em questão. Sendo este o papel transformador e formativo da capoeira no desenvolvimento e inclusão de alunos.