Com o avanço da tecnologia há em nosso cotidiano cada vez mais aparelhos que necessitam de pilhas e baterias para funcionarem, por isso o descarte incorreto destes dispositivos no final de sua vida útil merece atenção. Na decomposição, as pilhas e baterias, liberam metais pesados que podem contaminar o solo, a água e o ar. Assim, o presente trabalho é o relato de experiência do primeiro momento de uma oficina sobre o tema Eletroquímica elaborada e desenvolvida por graduandos do curso de Química Licenciatura que participam do Projeto Licenciando que visa incentivar à prática pedagógica aos cursos de Licenciatura da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus Campo Mourão/PR. No primeiro momento da oficina, desenvolvida com 31 alunos do segundo ano de uma escola pública, estes foram instigados a responderem à questão: Na sua opinião, qual é a maneira correta para o descarte de pilhas e baterias? Analisamos este material e com base nas respostas estabelecemos três categorias, sendo elas: Categoria 1- Pilhas (e baterias) devem ser separadas corretamente; Categoria 2- Pilhas como lixo eletrônico e Categoria 3 - Respostas insuficientes. Dentre as 31 respostas, 17 se enquadraram na Categoria 1, na Categoria 2 foram 8 respostas e 6 na Categoria 3. Podemos inferir que a Educação Ambiental está distante de cumprir o papel de formar cidadãos críticos que buscam lutar pelos seus direitos. Podemos assegurar que a experiência com o projeto contribuiu muito na nossa formação docente, pois nos possibilitou colocar em prática conteúdos que foram aprendidos teoricamente.