SILVA, Raquel Emanuele Souza et al.. Explorando o gênero fanfiction. Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/104285>. Acesso em: 31/10/2024 20:08
Este artigo investiga a abordagem do gênero Fanfiction como uma ferramenta eficaz de desenvolvimento da escrita, produção e interpretação textual no contexto de sala de aula. O objetivo do estudo foi compreender a relação entre os alunos e suas produções textuais, agora baseadas em obras de ficção que já fazem parte de seu repertório cultural. O estudo foi desenvolvido a partir da aplicação de uma sequência didática baseada no modelo de Dolz e Scheneuwly (2011), bem como fundamentação teórica por Cosson (2006) e Cristóvão (2011), concernentes ao conceito de letramento literário. A metodologia do trabalho é de abordagem qualitativa de uma pesquisa-ação, uma vez que foram desenvolvidas atividades em sala de aula que encorajaram os alunos a criar fanfics baseadas em obras literárias previamente consumidas fora do contexto escolar. O foco recai na ressignificação dessas produções, adaptando-as para um ambiente de ensino. A análise dos resultados demonstrou que a utilização da fanfiction como estratégia pedagógica proporcionou um aumento notável na participação ativa dos alunos, enquanto os desafiava a analisar profundamente os elementos textuais originais e a reinterpretá-los de maneira crítica e criativa. Assim, destaca-se a importância de incorporar elementos da cultura contemporânea no processo educacional, a fim de estabelecer conexões relevantes entre o conhecimento acadêmico e a vivência dos alunos, que demonstraram maior envolvimento com o material, e exibiram avanços significativos na habilidade de interpretação textual e na capacidade de construir argumentações escritas coerentes e análises reflexivas, essenciais para a formação integral dos alunos.