Introdução: O equilíbrio postural (EP) é um processo que requer a integração de vários sistemas sensório-motores, dentre eles, o vestibular. As disfunções vestibulares, como a tontura e/ou vertigem são mais presentes em adultos de meia-idade e pessoas idosas, e estes, podem ter maiores prejuízos no EP, instabilidades e risco de quedas. Ferramentas como o Mini Balance Evaluation Systems Test (Mini-BESTest) vem sendo estudado para auxiliar no diagnóstico de disfunções que ocasionam instabilidades posturais. Objetivo: Avaliar o EP de indivíduos com e sem disfunções vestibulares a partir do Mini-BESTest e comparar as pontuações e subpontuações dessa ferramenta nesses dois grupos. Métodos: Estudo transversal e analítico, realizado com indivíduos de 40 a 75 anos, com e sem diagnóstico clínico de disfunção vestibular, divididos em dois grupos. Foi aplicado um questionário de caracterização clínica, com dados sociodemográficos e clínico-funcionais, e o Mini-BESTest para avaliar o equilíbrio postural. Na análise de dados, o teste Mann-Whitney foi utilizado para comparar as pontuações totais e sub pontuações do instrumento. Resultados: Foram avaliados 103 indivíduos, sendo 67 do grupo com vestibulopatia e 36 do grupo sem, sendo a maioria do sexo feminino em ambos os grupos. Os valores das medianas do MiniBESTest para os grupos (com vestibulopatia/sem vestibulopatia) foram respectivamente: MiniBESTest total (21,00/26,00), subcategorias: ajustes posturais antecipatórios (83,33/100,00), controle postural reativo (66,67/100,00), orientação sensorial (83,33/100,00) e marcha (70,00/90,00), logo, o grupo com vestibulopatia apresentou menores pontuações, com diferenças estatisticamente significativas entre as pontuações totais e subpontuações nos grupos com e sem disfunção vestibular: (p<0,001). Conclusão: O estudo mostrou que indivíduos com disfunções vestibulares apresentaram pior desempenho do EP em comparação com aqueles sem disfunções.