Artigo CONEDU - Educação Emocional (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-79-3

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE PETRÓPOLIS/RJ NO PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 18 - Educação Emocional
"2024-01-24 13:41:13" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105586
    "edicao_id" => 338
    "trabalho_id" => 8276
    "inscrito_id" => 23650
    "titulo" => "COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE PETRÓPOLIS/RJ NO PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19"
    "resumo" => "O estudo teve como objetivo investigar as habilidades socioemocionais dos professores que lecionam nos anos finais da educação básica em Petrópolis/RJ no período de pandemia da covid-19. Buscou-se saber como essas habilidades afetam a autoeficácia dos professores e como eles percebem a importância de desenvolver habilidades socioemocionais em seus alunos durante a pandemia. Para realizar a pesquisa foram utilizados dados coletados durante um curso de capacitação em habilidades socioemocionais oferecido aos professores das escolas municipais pela Secretaria de Educação de Petrópolis/RJ, por meio do Núcleo de Psicologia Escolar. O curso aconteceu em junho e julho de 2021. Participaram da pesquisa 56 professores dos anos finais do ensino básico (do sexto ao nono ano). Foram utilizados questionários estruturados aplicados em ambiente virtual para coletar os dados. Esses questionários continham perguntas sobre a formação acadêmica dos professores, sua atenção à saúde mental e sua percepção em relação às habilidades socioemocionais. Os dados coletados foram avaliados com o uso da técnica de análise temática de Clarke e Braum e foram identificados padrões e temas recorrentes nas respostas dos professores que possibilitaram um melhor entendimento das suas percepções e experiências. Os resultados da pesquisa foram em sua maioria positivos, sugerindo que os professores consideram importante o desenvolvimento das habilidades socioemocionais em suas práticas educacionais. Aqueles com especialização acadêmica e mais de dez anos de experiência mostraram-se mais motivados e engajados em buscar aperfeiçoamento profissional, indicando uma percepção positiva de autoeficácia em sua prática docente. Esses achados sugerem que investir na formação em habilidades socioemocionais pode ser uma estratégia valiosa para melhorar a prática educacional e promover o bem-estar tanto dos professores quanto dos alunos. Isso pode contribuir para criar um ambiente escolar mais positivo e acolhedor, beneficiando o desenvolvimento integral dos estudantes."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID23650_TB8276_25092023100028.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:17:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA SENNA GUINGO"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA SENNA"
    "autor_email" => "vanessa.senna1@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---educacao-emocional-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Emocional (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT18"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031f3040f30_26032024161704.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:41:13"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105586
    "edicao_id" => 338
    "trabalho_id" => 8276
    "inscrito_id" => 23650
    "titulo" => "COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE PETRÓPOLIS/RJ NO PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19"
    "resumo" => "O estudo teve como objetivo investigar as habilidades socioemocionais dos professores que lecionam nos anos finais da educação básica em Petrópolis/RJ no período de pandemia da covid-19. Buscou-se saber como essas habilidades afetam a autoeficácia dos professores e como eles percebem a importância de desenvolver habilidades socioemocionais em seus alunos durante a pandemia. Para realizar a pesquisa foram utilizados dados coletados durante um curso de capacitação em habilidades socioemocionais oferecido aos professores das escolas municipais pela Secretaria de Educação de Petrópolis/RJ, por meio do Núcleo de Psicologia Escolar. O curso aconteceu em junho e julho de 2021. Participaram da pesquisa 56 professores dos anos finais do ensino básico (do sexto ao nono ano). Foram utilizados questionários estruturados aplicados em ambiente virtual para coletar os dados. Esses questionários continham perguntas sobre a formação acadêmica dos professores, sua atenção à saúde mental e sua percepção em relação às habilidades socioemocionais. Os dados coletados foram avaliados com o uso da técnica de análise temática de Clarke e Braum e foram identificados padrões e temas recorrentes nas respostas dos professores que possibilitaram um melhor entendimento das suas percepções e experiências. Os resultados da pesquisa foram em sua maioria positivos, sugerindo que os professores consideram importante o desenvolvimento das habilidades socioemocionais em suas práticas educacionais. Aqueles com especialização acadêmica e mais de dez anos de experiência mostraram-se mais motivados e engajados em buscar aperfeiçoamento profissional, indicando uma percepção positiva de autoeficácia em sua prática docente. Esses achados sugerem que investir na formação em habilidades socioemocionais pode ser uma estratégia valiosa para melhorar a prática educacional e promover o bem-estar tanto dos professores quanto dos alunos. Isso pode contribuir para criar um ambiente escolar mais positivo e acolhedor, beneficiando o desenvolvimento integral dos estudantes."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID23650_TB8276_25092023100028.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:17:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA SENNA GUINGO"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA SENNA"
    "autor_email" => "vanessa.senna1@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---educacao-emocional-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Emocional (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT18"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031f3040f30_26032024161704.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:41:13"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 338
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---educacao-emocional-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Educação Emocional (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT18"
        "logo" => null
        "capa" => "66031f3040f30_26032024161704.jpg"
        "timbrado" => "65b13da937bcc_24012024134113.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:41:13"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:17:04"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 338
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---educacao-emocional-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Educação Emocional (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT18"
        "logo" => null
        "capa" => "66031f3040f30_26032024161704.jpg"
        "timbrado" => "65b13da937bcc_24012024134113.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:41:13"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:17:04"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 214
                "edicao_id" => 338
                "codigo" => "978-85-61702-79-3"
                "capa" => "66031f3043472_26032024161704.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Emocional (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  MARIA L&Uacute;CIA SERAFIM
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADRIANA GAI&Atilde;O E BARBOSA (UFPB)<br />\r\n
                  ALINE CARVALHO DE ALMEIDA &nbsp;<br />\r\n
                  ANDREIA DUTRA ESCARI&Atilde;O (UFPB)<br />\r\n
                  ARINEYDE MARIA D&#39;ALMEIDA ALVES DE OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n
                  LILIAN KELLY DE SOUSA GALV&Atilde;O (UFPB)<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIA CRISTINA ARA&Uacute;JO LUSTOSA SILVA &nbsp;<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIA GARD&Ecirc;NIA LUSTOSA PIRES (IFPB)<br />\r\n
                  MARIA EDNA SILVA DE ALEXANDRE (UFPB)<br />\r\n
                  MAR&Iacute;LIA PEREIRA DUTRA (UFPB)<br />\r\n
                  MARY ELLEN VALOIS DA MOTA C&Acirc;NDIDO (FAMENE)<br />\r\n
                  M&Ocirc;NICA DIAS PALITOT (UFPB)<br />\r\n
                  SHIRLEY DE SOUZA SILVA SIME&Atilde;O (UFPB)<br />\r\n
                  VALDA OZEANE CAMARA CASSIANO DE OLIVEIRA &nbsp;<br />\r\n
                  VIVIANE ALVES DOS SANTOS BEZERRA (UEPB)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152837-CONEDU---EDUCACAO-EMOCIONAL--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:41:13"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:17:04"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 214
                "edicao_id" => 338
                "codigo" => "978-85-61702-79-3"
                "capa" => "66031f3043472_26032024161704.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Emocional (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  MARIA L&Uacute;CIA SERAFIM
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADRIANA GAI&Atilde;O E BARBOSA (UFPB)<br />\r\n
                  ALINE CARVALHO DE ALMEIDA &nbsp;<br />\r\n
                  ANDREIA DUTRA ESCARI&Atilde;O (UFPB)<br />\r\n
                  ARINEYDE MARIA D&#39;ALMEIDA ALVES DE OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n
                  LILIAN KELLY DE SOUSA GALV&Atilde;O (UFPB)<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIA CRISTINA ARA&Uacute;JO LUSTOSA SILVA &nbsp;<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIA GARD&Ecirc;NIA LUSTOSA PIRES (IFPB)<br />\r\n
                  MARIA EDNA SILVA DE ALEXANDRE (UFPB)<br />\r\n
                  MAR&Iacute;LIA PEREIRA DUTRA (UFPB)<br />\r\n
                  MARY ELLEN VALOIS DA MOTA C&Acirc;NDIDO (FAMENE)<br />\r\n
                  M&Ocirc;NICA DIAS PALITOT (UFPB)<br />\r\n
                  SHIRLEY DE SOUZA SILVA SIME&Atilde;O (UFPB)<br />\r\n
                  VALDA OZEANE CAMARA CASSIANO DE OLIVEIRA &nbsp;<br />\r\n
                  VIVIANE ALVES DOS SANTOS BEZERRA (UEPB)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152837-CONEDU---EDUCACAO-EMOCIONAL--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:41:13"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:17:04"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

O estudo teve como objetivo investigar as habilidades socioemocionais dos professores que lecionam nos anos finais da educação básica em Petrópolis/RJ no período de pandemia da covid-19. Buscou-se saber como essas habilidades afetam a autoeficácia dos professores e como eles percebem a importância de desenvolver habilidades socioemocionais em seus alunos durante a pandemia. Para realizar a pesquisa foram utilizados dados coletados durante um curso de capacitação em habilidades socioemocionais oferecido aos professores das escolas municipais pela Secretaria de Educação de Petrópolis/RJ, por meio do Núcleo de Psicologia Escolar. O curso aconteceu em junho e julho de 2021. Participaram da pesquisa 56 professores dos anos finais do ensino básico (do sexto ao nono ano). Foram utilizados questionários estruturados aplicados em ambiente virtual para coletar os dados. Esses questionários continham perguntas sobre a formação acadêmica dos professores, sua atenção à saúde mental e sua percepção em relação às habilidades socioemocionais. Os dados coletados foram avaliados com o uso da técnica de análise temática de Clarke e Braum e foram identificados padrões e temas recorrentes nas respostas dos professores que possibilitaram um melhor entendimento das suas percepções e experiências. Os resultados da pesquisa foram em sua maioria positivos, sugerindo que os professores consideram importante o desenvolvimento das habilidades socioemocionais em suas práticas educacionais. Aqueles com especialização acadêmica e mais de dez anos de experiência mostraram-se mais motivados e engajados em buscar aperfeiçoamento profissional, indicando uma percepção positiva de autoeficácia em sua prática docente. Esses achados sugerem que investir na formação em habilidades socioemocionais pode ser uma estratégia valiosa para melhorar a prática educacional e promover o bem-estar tanto dos professores quanto dos alunos. Isso pode contribuir para criar um ambiente escolar mais positivo e acolhedor, beneficiando o desenvolvimento integral dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.