Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SEM O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106449
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 237
    "inscrito_id" => 467
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SEM O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este relato é produto das reflexões e experiências vivenciadas ao longo do programa de iniciação à docência Residência Pedagógica (CAPES) realizada na Escola Cidadã Integral Professor Itan Pereira, situada em Campina Grande, durante o período de 10 de março de 2023 à 24 de novembro de 2023. Nesta oportunidade a turma observada foi a turma de sétimo ano do ensino fundamental. Desta forma, o objetivo deste trabalho é discutir as dificuldades de professores e alunos na utilização e inserção de novas tecnologias no ensino e aprendizagem e como a modernidade líquida vem modificando o ambiente escolar e a prática docente. As atividades propostas levaram em consideração desenvolver a autonomia dos alunos com metodologias alternativas sem o uso de recursos tecnológicos, as atividades foram divididas em produção de maquetes, produção de jornais, paródias, utilização de músicas, danças, quiz, debates, interpretação de charges, leituras coletivas, produção de entrevistas com gestores da escola e gráfico humano. Em todo este percurso a turma apresentou bons resultados, com poucas dificuldades, sempre com empenho em interagir nas dinâmicas que exigiram colocar o aluno em movimento, um fator importante para o desenvolvimento de uma geografia escolar mais interativa e crítica, que prioriza a participação dos alunos nas etapas das práticas pedagógicas."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID467_TB237_15032024003708.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDUARDA MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "maria.medeiros2@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106449
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 237
    "inscrito_id" => 467
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SEM O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este relato é produto das reflexões e experiências vivenciadas ao longo do programa de iniciação à docência Residência Pedagógica (CAPES) realizada na Escola Cidadã Integral Professor Itan Pereira, situada em Campina Grande, durante o período de 10 de março de 2023 à 24 de novembro de 2023. Nesta oportunidade a turma observada foi a turma de sétimo ano do ensino fundamental. Desta forma, o objetivo deste trabalho é discutir as dificuldades de professores e alunos na utilização e inserção de novas tecnologias no ensino e aprendizagem e como a modernidade líquida vem modificando o ambiente escolar e a prática docente. As atividades propostas levaram em consideração desenvolver a autonomia dos alunos com metodologias alternativas sem o uso de recursos tecnológicos, as atividades foram divididas em produção de maquetes, produção de jornais, paródias, utilização de músicas, danças, quiz, debates, interpretação de charges, leituras coletivas, produção de entrevistas com gestores da escola e gráfico humano. Em todo este percurso a turma apresentou bons resultados, com poucas dificuldades, sempre com empenho em interagir nas dinâmicas que exigiram colocar o aluno em movimento, um fator importante para o desenvolvimento de uma geografia escolar mais interativa e crítica, que prioriza a participação dos alunos nas etapas das práticas pedagógicas."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID467_TB237_15032024003708.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDUARDA MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "maria.medeiros2@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

Este relato é produto das reflexões e experiências vivenciadas ao longo do programa de iniciação à docência Residência Pedagógica (CAPES) realizada na Escola Cidadã Integral Professor Itan Pereira, situada em Campina Grande, durante o período de 10 de março de 2023 à 24 de novembro de 2023. Nesta oportunidade a turma observada foi a turma de sétimo ano do ensino fundamental. Desta forma, o objetivo deste trabalho é discutir as dificuldades de professores e alunos na utilização e inserção de novas tecnologias no ensino e aprendizagem e como a modernidade líquida vem modificando o ambiente escolar e a prática docente. As atividades propostas levaram em consideração desenvolver a autonomia dos alunos com metodologias alternativas sem o uso de recursos tecnológicos, as atividades foram divididas em produção de maquetes, produção de jornais, paródias, utilização de músicas, danças, quiz, debates, interpretação de charges, leituras coletivas, produção de entrevistas com gestores da escola e gráfico humano. Em todo este percurso a turma apresentou bons resultados, com poucas dificuldades, sempre com empenho em interagir nas dinâmicas que exigiram colocar o aluno em movimento, um fator importante para o desenvolvimento de uma geografia escolar mais interativa e crítica, que prioriza a participação dos alunos nas etapas das práticas pedagógicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.