Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A FÍSICA E OS FESTEJOS JUNINOS: A FOGUEIRA DE SÃO JOÃO E A RELAÇÃO COM A FÍSICA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106453
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 241
    "inscrito_id" => 119
    "titulo" => "A FÍSICA E OS FESTEJOS JUNINOS: A FOGUEIRA DE SÃO JOÃO E A RELAÇÃO COM A FÍSICA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo descrever o relato da experiência vivenciada na Escola Estadual Cidadã Técnica Professor Raul Córdula através do Programa Residência Pedagógica(PRP). Durante a participação no programa, trabalhamos com a componente curricular Práticas Experimentais com turmas do Segundo Ano Técnico. Por essa razão, as atividades desenvolvidas com os estudantes, em sua grande maioria, ocorreram em formato de oficinas. As atividades desenvolvidas na escola no período da residência, possibilitaram colocar em prática conhecimentos adquiridos nas disciplinas da graduação, especialmente daquelas mais voltadas para a área de ensino do Curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Durante as intervenções foi possível verificar que os estudantes possuem dificuldades relativas aos conteúdos o que nos conduziu adaptar as aulas de acordo com os desafios encontrados e tornar as aulas mais acessíveis para os estudantes. As oficinas desenvolvidas trataram de alguns tópicos da Física como a Óptica, Termodinâmica, Leis de Newton. Entretanto, com o intuito de mostrar a relação da Física com a cultura Nordestina, especificamente com o São João, desenvolvemos uma Sequência de Ensino onde trabalhamos tópicos da Física inseridos nos festejos juninos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID119_TB241_15032024080608.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEANDRO LUIZ DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LEANDRO"
    "autor_email" => "leandro.luiz@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106453
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 241
    "inscrito_id" => 119
    "titulo" => "A FÍSICA E OS FESTEJOS JUNINOS: A FOGUEIRA DE SÃO JOÃO E A RELAÇÃO COM A FÍSICA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo descrever o relato da experiência vivenciada na Escola Estadual Cidadã Técnica Professor Raul Córdula através do Programa Residência Pedagógica(PRP). Durante a participação no programa, trabalhamos com a componente curricular Práticas Experimentais com turmas do Segundo Ano Técnico. Por essa razão, as atividades desenvolvidas com os estudantes, em sua grande maioria, ocorreram em formato de oficinas. As atividades desenvolvidas na escola no período da residência, possibilitaram colocar em prática conhecimentos adquiridos nas disciplinas da graduação, especialmente daquelas mais voltadas para a área de ensino do Curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Durante as intervenções foi possível verificar que os estudantes possuem dificuldades relativas aos conteúdos o que nos conduziu adaptar as aulas de acordo com os desafios encontrados e tornar as aulas mais acessíveis para os estudantes. As oficinas desenvolvidas trataram de alguns tópicos da Física como a Óptica, Termodinâmica, Leis de Newton. Entretanto, com o intuito de mostrar a relação da Física com a cultura Nordestina, especificamente com o São João, desenvolvemos uma Sequência de Ensino onde trabalhamos tópicos da Física inseridos nos festejos juninos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID119_TB241_15032024080608.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEANDRO LUIZ DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LEANDRO"
    "autor_email" => "leandro.luiz@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

Este trabalho tem como objetivo descrever o relato da experiência vivenciada na Escola Estadual Cidadã Técnica Professor Raul Córdula através do Programa Residência Pedagógica(PRP). Durante a participação no programa, trabalhamos com a componente curricular Práticas Experimentais com turmas do Segundo Ano Técnico. Por essa razão, as atividades desenvolvidas com os estudantes, em sua grande maioria, ocorreram em formato de oficinas. As atividades desenvolvidas na escola no período da residência, possibilitaram colocar em prática conhecimentos adquiridos nas disciplinas da graduação, especialmente daquelas mais voltadas para a área de ensino do Curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Durante as intervenções foi possível verificar que os estudantes possuem dificuldades relativas aos conteúdos o que nos conduziu adaptar as aulas de acordo com os desafios encontrados e tornar as aulas mais acessíveis para os estudantes. As oficinas desenvolvidas trataram de alguns tópicos da Física como a Óptica, Termodinâmica, Leis de Newton. Entretanto, com o intuito de mostrar a relação da Física com a cultura Nordestina, especificamente com o São João, desenvolvemos uma Sequência de Ensino onde trabalhamos tópicos da Física inseridos nos festejos juninos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.