EDUCAÇÃO FÍSICA E RECURSOS DIDÁTICOS PARA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120663 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 366 "inscrito_id" => 1123 "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA E RECURSOS DIDÁTICOS PARA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A Educação Física na Educação Infantil tem o potencial de desenvolvimento multidimensional das crianças, com ênfase na dimensão estética. Os recursos educativos são integradores da experiência estética, na sensibilidade e no pensamento que envolvem os processos criativos das crianças. O presente relato de experiência envolve os Subprojetos Educação Física, do Programa Residência Pedagógica (PRP) e do PIBID da Univali, financiados pela CAPES. O objetivo geral é compreender as contribuições dos recursos didáticos na Educação Física da Educação Infantil para a promoção da experiência estética das crianças. Foi direcionado à Educação Infantil, no CEI Maria Regina Coppi Vicente - Itajaí/SC, entre os anos de 2022 e 2024. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, com base na hermenêutica fenomenológica, para a percepção e compreensão dos fenômenos; os dados foram coletados nos relatórios dos Subprojetos. Os autores que fundamentam o estudo: Schiller (2002), Duarte Junior (2000), Kunz (2015) e a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018). Foi possível planejar e desenvolver recursos didáticos que integrassem as crianças na construção e exploração de atividades, possibilitando experiências estéticas por meio do contato profundo com objetos e os sentidos. As relações de prazer permitiram que as crianças explorassem corporalmente o ambiente com liberdade, de forma sensorial e perceptiva, reconhecendo os recursos como brinquedos e explorando as habilidades físicas, cognitivas e sociais por meio do brincar. Os recursos didáticos tornaram-se arte expressiva para as crianças e proporcionaram ações contemplativas no contato direto, funcionando como potência estética para perceber e apreciar. Entre as construções destacamos: brinquedos adaptados e sustentáveis integrando formas, cores, quantidades, sons, texturas e amplo repertório de movimento, atrelados ao mundo real e imaginário. Os diálogos entre professores e licenciandos geraram planejamentos eficientes e arranjos de materiais mediadores da experiência estética, integrando o criar e o brincar nas expressões afetivas e comunicativas." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV211_ID1123_TB366_01042025091354.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANDERLÉA ANA MELLER" "autor_nome_curto" => "VANDERLÉA" "autor_email" => "vanderlea@univali.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120663 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 366 "inscrito_id" => 1123 "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA E RECURSOS DIDÁTICOS PARA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A Educação Física na Educação Infantil tem o potencial de desenvolvimento multidimensional das crianças, com ênfase na dimensão estética. Os recursos educativos são integradores da experiência estética, na sensibilidade e no pensamento que envolvem os processos criativos das crianças. O presente relato de experiência envolve os Subprojetos Educação Física, do Programa Residência Pedagógica (PRP) e do PIBID da Univali, financiados pela CAPES. O objetivo geral é compreender as contribuições dos recursos didáticos na Educação Física da Educação Infantil para a promoção da experiência estética das crianças. Foi direcionado à Educação Infantil, no CEI Maria Regina Coppi Vicente - Itajaí/SC, entre os anos de 2022 e 2024. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, com base na hermenêutica fenomenológica, para a percepção e compreensão dos fenômenos; os dados foram coletados nos relatórios dos Subprojetos. Os autores que fundamentam o estudo: Schiller (2002), Duarte Junior (2000), Kunz (2015) e a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018). Foi possível planejar e desenvolver recursos didáticos que integrassem as crianças na construção e exploração de atividades, possibilitando experiências estéticas por meio do contato profundo com objetos e os sentidos. As relações de prazer permitiram que as crianças explorassem corporalmente o ambiente com liberdade, de forma sensorial e perceptiva, reconhecendo os recursos como brinquedos e explorando as habilidades físicas, cognitivas e sociais por meio do brincar. Os recursos didáticos tornaram-se arte expressiva para as crianças e proporcionaram ações contemplativas no contato direto, funcionando como potência estética para perceber e apreciar. Entre as construções destacamos: brinquedos adaptados e sustentáveis integrando formas, cores, quantidades, sons, texturas e amplo repertório de movimento, atrelados ao mundo real e imaginário. Os diálogos entre professores e licenciandos geraram planejamentos eficientes e arranjos de materiais mediadores da experiência estética, integrando o criar e o brincar nas expressões afetivas e comunicativas." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV211_ID1123_TB366_01042025091354.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANDERLÉA ANA MELLER" "autor_nome_curto" => "VANDERLÉA" "autor_email" => "vanderlea@univali.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }