Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

EDUCAÇÃO FÍSICA E RECURSOS DIDÁTICOS PARA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120663
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 366
    "inscrito_id" => 1123
    "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA E RECURSOS DIDÁTICOS PARA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "A Educação Física na Educação Infantil tem o potencial de desenvolvimento multidimensional das crianças, com ênfase na dimensão estética. Os recursos educativos são integradores da experiência estética, na sensibilidade e no pensamento que envolvem os processos criativos das crianças. O presente relato de experiência envolve os Subprojetos Educação Física, do Programa Residência Pedagógica (PRP) e do PIBID da Univali, financiados pela CAPES. O objetivo geral é compreender as contribuições dos recursos didáticos na Educação Física da Educação Infantil para a promoção da experiência estética das crianças. Foi direcionado à Educação Infantil, no CEI Maria Regina Coppi Vicente - Itajaí/SC, entre os anos de 2022 e 2024. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, com base na hermenêutica fenomenológica, para a percepção e compreensão dos fenômenos; os dados foram coletados nos relatórios dos Subprojetos. Os autores que fundamentam o estudo: Schiller (2002), Duarte Junior (2000), Kunz (2015) e a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018). Foi possível planejar e desenvolver recursos didáticos que integrassem as crianças na construção e exploração de atividades, possibilitando experiências estéticas por meio do contato profundo com objetos e os sentidos. As relações de prazer permitiram que as crianças explorassem corporalmente o ambiente com liberdade, de forma sensorial e perceptiva, reconhecendo os recursos como brinquedos e explorando as habilidades físicas, cognitivas e sociais por meio do brincar. Os recursos didáticos tornaram-se arte expressiva para as crianças e proporcionaram ações contemplativas no contato direto, funcionando como potência estética para perceber e apreciar. Entre as construções destacamos: brinquedos adaptados e sustentáveis integrando formas, cores, quantidades, sons, texturas e amplo repertório de movimento, atrelados ao mundo real e imaginário. Os diálogos entre professores e licenciandos geraram planejamentos eficientes e arranjos de materiais mediadores da experiência estética, integrando o criar e o brincar nas expressões afetivas e comunicativas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV211_ID1123_TB366_01042025091354.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANDERLÉA ANA MELLER"
    "autor_nome_curto" => "VANDERLÉA"
    "autor_email" => "vanderlea@univali.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120663
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 366
    "inscrito_id" => 1123
    "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA E RECURSOS DIDÁTICOS PARA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "A Educação Física na Educação Infantil tem o potencial de desenvolvimento multidimensional das crianças, com ênfase na dimensão estética. Os recursos educativos são integradores da experiência estética, na sensibilidade e no pensamento que envolvem os processos criativos das crianças. O presente relato de experiência envolve os Subprojetos Educação Física, do Programa Residência Pedagógica (PRP) e do PIBID da Univali, financiados pela CAPES. O objetivo geral é compreender as contribuições dos recursos didáticos na Educação Física da Educação Infantil para a promoção da experiência estética das crianças. Foi direcionado à Educação Infantil, no CEI Maria Regina Coppi Vicente - Itajaí/SC, entre os anos de 2022 e 2024. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, com base na hermenêutica fenomenológica, para a percepção e compreensão dos fenômenos; os dados foram coletados nos relatórios dos Subprojetos. Os autores que fundamentam o estudo: Schiller (2002), Duarte Junior (2000), Kunz (2015) e a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018). Foi possível planejar e desenvolver recursos didáticos que integrassem as crianças na construção e exploração de atividades, possibilitando experiências estéticas por meio do contato profundo com objetos e os sentidos. As relações de prazer permitiram que as crianças explorassem corporalmente o ambiente com liberdade, de forma sensorial e perceptiva, reconhecendo os recursos como brinquedos e explorando as habilidades físicas, cognitivas e sociais por meio do brincar. Os recursos didáticos tornaram-se arte expressiva para as crianças e proporcionaram ações contemplativas no contato direto, funcionando como potência estética para perceber e apreciar. Entre as construções destacamos: brinquedos adaptados e sustentáveis integrando formas, cores, quantidades, sons, texturas e amplo repertório de movimento, atrelados ao mundo real e imaginário. Os diálogos entre professores e licenciandos geraram planejamentos eficientes e arranjos de materiais mediadores da experiência estética, integrando o criar e o brincar nas expressões afetivas e comunicativas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV211_ID1123_TB366_01042025091354.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANDERLÉA ANA MELLER"
    "autor_nome_curto" => "VANDERLÉA"
    "autor_email" => "vanderlea@univali.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

A Educação Física na Educação Infantil tem o potencial de desenvolvimento multidimensional das crianças, com ênfase na dimensão estética. Os recursos educativos são integradores da experiência estética, na sensibilidade e no pensamento que envolvem os processos criativos das crianças. O presente relato de experiência envolve os Subprojetos Educação Física, do Programa Residência Pedagógica (PRP) e do PIBID da Univali, financiados pela CAPES. O objetivo geral é compreender as contribuições dos recursos didáticos na Educação Física da Educação Infantil para a promoção da experiência estética das crianças. Foi direcionado à Educação Infantil, no CEI Maria Regina Coppi Vicente - Itajaí/SC, entre os anos de 2022 e 2024. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, com base na hermenêutica fenomenológica, para a percepção e compreensão dos fenômenos; os dados foram coletados nos relatórios dos Subprojetos. Os autores que fundamentam o estudo: Schiller (2002), Duarte Junior (2000), Kunz (2015) e a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018). Foi possível planejar e desenvolver recursos didáticos que integrassem as crianças na construção e exploração de atividades, possibilitando experiências estéticas por meio do contato profundo com objetos e os sentidos. As relações de prazer permitiram que as crianças explorassem corporalmente o ambiente com liberdade, de forma sensorial e perceptiva, reconhecendo os recursos como brinquedos e explorando as habilidades físicas, cognitivas e sociais por meio do brincar. Os recursos didáticos tornaram-se arte expressiva para as crianças e proporcionaram ações contemplativas no contato direto, funcionando como potência estética para perceber e apreciar. Entre as construções destacamos: brinquedos adaptados e sustentáveis integrando formas, cores, quantidades, sons, texturas e amplo repertório de movimento, atrelados ao mundo real e imaginário. Os diálogos entre professores e licenciandos geraram planejamentos eficientes e arranjos de materiais mediadores da experiência estética, integrando o criar e o brincar nas expressões afetivas e comunicativas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.