Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

A EXPERIÊNCIA DO PIBID NA ESCOLA FAUSTINA DA LUZ PATRÍCIO: FORMAÇÃO DOCENTE, ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 01: Alfabetização e letramentos.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120739
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 472
    "inscrito_id" => 850
    "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DO PIBID NA ESCOLA FAUSTINA DA LUZ PATRÍCIO: FORMAÇÃO DOCENTE, ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), ofertado pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) em parceria com a Escola Municipal de Educação Básica Faustina da Luz Patrício, tem se mostrado uma experiência formativa essencial para as acadêmicas do curso de Pedagogia. Através da pesquisa-ação, as futuras docentes vivenciam o cotidiano escolar durante a graduação, fortalecendo sua identidade profissional e refletindo sobre os desafios da educação pública. A Escola Faustina da Luz Patrício, pioneira no ensino integral na rede municipal de Tubarão–SC, atende estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e oferece, além dos componentes curriculares básicos, disciplinas diversificadas como Capoeira, Libras, Literatura, Música e Jogos Didáticos. Esse ambiente rico e plural favorece a inserção dos acadêmicos, na prática, docente, permitindo um olhar aprofundado sobre os processos de alfabetização e o desenvolvimento infantil. O contato direto com os estudantes possibilita compreender melhor as dinâmicas da sala de aula e a realidade escolar, contribuindo para a formação de professores mais preparados e comprometidos com um ensino inclusivo e equitativo. No PIBID, as acadêmicas têm a oportunidade de planejar e aplicar atividades pedagógicas que integram teoria e prática, utilizando estratégias como o lúdico, a arte e a tecnologia para promover a aprendizagem significativa. Além disso, a escola tem sido um espaço privilegiado para a reflexão sobre a educação inclusiva. Por meio de práticas que valorizam a diversidade e respeitam os diferentes ritmos de aprendizagem, as bolsistas do PIBID têm contribuído para a construção de um ambiente escolar mais acolhedor e acessível. A experiência no PIBID fortalece a formação inicial das futuras docentes e impacta positivamente na qualidade da educação básica, especialmente, ao colocar em evidência possibilidades de alfabetização na perspectiva da educação inclusiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 01: Alfabetização e letramentos."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID850_TB472_11032025000108.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILDA MARIA  DE OLIVEIRA GUEDES"
    "autor_nome_curto" => "GILDA"
    "autor_email" => "gmoguedes@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120739
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 472
    "inscrito_id" => 850
    "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DO PIBID NA ESCOLA FAUSTINA DA LUZ PATRÍCIO: FORMAÇÃO DOCENTE, ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), ofertado pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) em parceria com a Escola Municipal de Educação Básica Faustina da Luz Patrício, tem se mostrado uma experiência formativa essencial para as acadêmicas do curso de Pedagogia. Através da pesquisa-ação, as futuras docentes vivenciam o cotidiano escolar durante a graduação, fortalecendo sua identidade profissional e refletindo sobre os desafios da educação pública. A Escola Faustina da Luz Patrício, pioneira no ensino integral na rede municipal de Tubarão–SC, atende estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e oferece, além dos componentes curriculares básicos, disciplinas diversificadas como Capoeira, Libras, Literatura, Música e Jogos Didáticos. Esse ambiente rico e plural favorece a inserção dos acadêmicos, na prática, docente, permitindo um olhar aprofundado sobre os processos de alfabetização e o desenvolvimento infantil. O contato direto com os estudantes possibilita compreender melhor as dinâmicas da sala de aula e a realidade escolar, contribuindo para a formação de professores mais preparados e comprometidos com um ensino inclusivo e equitativo. No PIBID, as acadêmicas têm a oportunidade de planejar e aplicar atividades pedagógicas que integram teoria e prática, utilizando estratégias como o lúdico, a arte e a tecnologia para promover a aprendizagem significativa. Além disso, a escola tem sido um espaço privilegiado para a reflexão sobre a educação inclusiva. Por meio de práticas que valorizam a diversidade e respeitam os diferentes ritmos de aprendizagem, as bolsistas do PIBID têm contribuído para a construção de um ambiente escolar mais acolhedor e acessível. A experiência no PIBID fortalece a formação inicial das futuras docentes e impacta positivamente na qualidade da educação básica, especialmente, ao colocar em evidência possibilidades de alfabetização na perspectiva da educação inclusiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 01: Alfabetização e letramentos."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID850_TB472_11032025000108.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILDA MARIA  DE OLIVEIRA GUEDES"
    "autor_nome_curto" => "GILDA"
    "autor_email" => "gmoguedes@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), ofertado pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) em parceria com a Escola Municipal de Educação Básica Faustina da Luz Patrício, tem se mostrado uma experiência formativa essencial para as acadêmicas do curso de Pedagogia. Através da pesquisa-ação, as futuras docentes vivenciam o cotidiano escolar durante a graduação, fortalecendo sua identidade profissional e refletindo sobre os desafios da educação pública. A Escola Faustina da Luz Patrício, pioneira no ensino integral na rede municipal de Tubarão–SC, atende estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e oferece, além dos componentes curriculares básicos, disciplinas diversificadas como Capoeira, Libras, Literatura, Música e Jogos Didáticos. Esse ambiente rico e plural favorece a inserção dos acadêmicos, na prática, docente, permitindo um olhar aprofundado sobre os processos de alfabetização e o desenvolvimento infantil. O contato direto com os estudantes possibilita compreender melhor as dinâmicas da sala de aula e a realidade escolar, contribuindo para a formação de professores mais preparados e comprometidos com um ensino inclusivo e equitativo. No PIBID, as acadêmicas têm a oportunidade de planejar e aplicar atividades pedagógicas que integram teoria e prática, utilizando estratégias como o lúdico, a arte e a tecnologia para promover a aprendizagem significativa. Além disso, a escola tem sido um espaço privilegiado para a reflexão sobre a educação inclusiva. Por meio de práticas que valorizam a diversidade e respeitam os diferentes ritmos de aprendizagem, as bolsistas do PIBID têm contribuído para a construção de um ambiente escolar mais acolhedor e acessível. A experiência no PIBID fortalece a formação inicial das futuras docentes e impacta positivamente na qualidade da educação básica, especialmente, ao colocar em evidência possibilidades de alfabetização na perspectiva da educação inclusiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.