A PRAXIS NA FORMAÇÃO DOCENTE
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120842 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 49 "inscrito_id" => 500 "titulo" => "A PRAXIS NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "A profissão docente engendra a relação dialética entre teoria e prática. Deste diálogo dinâmico resulta a práxis educativa, tão mais positiva se a coerência entre pensamento e ação são exemplos de autonomia, liberdade e criatividade. Nestes termos, o objetivo deste trabalho é destacar a construção da práxis na formação docente no núcleo do Pibid-Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). De cariz qualitativo e exploratório, metodologicamente recorreu-se a registros (observações) das reuniões do núcleo, conversas informais e entrevistas com os bolsistas do Pibid-Sociologia. Os dados foram coletados no período entre novembro de 2024 a janeiro de 2025. Como referencial teórico de análise utilizou-se o conceito de práxis de Karl Marx, notadamente no que ele representa de oposição ao conceito de alienação, isto é, como consciência política que marca a presença e participação do sujeito na construção do mundo objetivo. Portanto, mesmo a resolução das contradições teóricas só é possível de maneira prática, qual seja, por meio da energia prática do pensamento. Os resultados sugerem o reconhecimento dos docentes em formação do papel da reflexão sobre a prática como prática, necessária e permanente, da ação de pensar que orienta a ação educativa." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID500_TB49_17012025183055.pdf" "created_at" => "2025-05-02 13:26:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRE SILVA VIRGINIO" "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE" "autor_email" => "alexvirginio@ufrgs.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120842 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 49 "inscrito_id" => 500 "titulo" => "A PRAXIS NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "A profissão docente engendra a relação dialética entre teoria e prática. Deste diálogo dinâmico resulta a práxis educativa, tão mais positiva se a coerência entre pensamento e ação são exemplos de autonomia, liberdade e criatividade. Nestes termos, o objetivo deste trabalho é destacar a construção da práxis na formação docente no núcleo do Pibid-Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). De cariz qualitativo e exploratório, metodologicamente recorreu-se a registros (observações) das reuniões do núcleo, conversas informais e entrevistas com os bolsistas do Pibid-Sociologia. Os dados foram coletados no período entre novembro de 2024 a janeiro de 2025. Como referencial teórico de análise utilizou-se o conceito de práxis de Karl Marx, notadamente no que ele representa de oposição ao conceito de alienação, isto é, como consciência política que marca a presença e participação do sujeito na construção do mundo objetivo. Portanto, mesmo a resolução das contradições teóricas só é possível de maneira prática, qual seja, por meio da energia prática do pensamento. Os resultados sugerem o reconhecimento dos docentes em formação do papel da reflexão sobre a prática como prática, necessária e permanente, da ação de pensar que orienta a ação educativa." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID500_TB49_17012025183055.pdf" "created_at" => "2025-05-02 13:26:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRE SILVA VIRGINIO" "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE" "autor_email" => "alexvirginio@ufrgs.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }