Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

A PRAXIS NA FORMAÇÃO DOCENTE

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

A profissão docente engendra a relação dialética entre teoria e prática. Deste diálogo dinâmico resulta a práxis educativa, tão mais positiva se a coerência entre pensamento e ação são exemplos de autonomia, liberdade e criatividade. Nestes termos, o objetivo deste trabalho é destacar a construção da práxis na formação docente no núcleo do Pibid-Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). De cariz qualitativo e exploratório, metodologicamente recorreu-se a registros (observações) das reuniões do núcleo, conversas informais e entrevistas com os bolsistas do Pibid-Sociologia. Os dados foram coletados no período entre novembro de 2024 a janeiro de 2025. Como referencial teórico de análise utilizou-se o conceito de práxis de Karl Marx, notadamente no que ele representa de oposição ao conceito de alienação, isto é, como consciência política que marca a presença e participação do sujeito na construção do mundo objetivo. Portanto, mesmo a resolução das contradições teóricas só é possível de maneira prática, qual seja, por meio da energia prática do pensamento. Os resultados sugerem o reconhecimento dos docentes em formação do papel da reflexão sobre a prática como prática, necessária e permanente, da ação de pensar que orienta a ação educativa.

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