Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

PREPARAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA FUNDAMENTADA NA PEDAGIA COM BASE EM GÊNEROS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121093
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 365
    "inscrito_id" => 1178
    "titulo" => "PREPARAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA FUNDAMENTADA NA PEDAGIA COM BASE EM GÊNEROS"
    "resumo" => "A elaboração de materiais didáticos voltados para o ensino de língua inglesa no Ensino Fundamental e Médio exige a consideração de uma ampla gama de fatores contextuais e teóricos. Nesse sentido, fundamentar a produção desses materiais em abordagens teóricas robustas não apenas qualifica o processo de ensino-aprendizagem, mas também fornece suporte tanto para docentes em exercício quanto para professores em formação inicial. A Pedagogia com Base em Gêneros da Escola de Sydney, ancorada nos pressupostos da Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday, associada ao programa profissional de ensino de leitura e escrita Reading to Learn (ROSE 2015, 2017a, 2017b, 2017c, 2017d, 2018a, 2019, 2020; Rose & Martin, 2012; Vian Jr., 2017, 2021), constitui uma abordagem particularmente relevante para esse fim e destaca-se como um recurso eficaz para a capacitação docente. Além de constituir uma metodologia para o ensino da leitura e da escrita por meio de gêneros textuais escolares, esse programa promove o desenvolvimento da competência linguístico-comunicativa e fomenta uma Metalinguagem Pedagógica entre seus praticantes, contribuindo para a reflexão e aprimoramento das práticas docentes. No segundo semestre de 2024, a disciplina de Preparação de Materiais Didáticos, ofertada pelo Curso de Letras Inglês da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, adotou essa perspectiva teórica como base para a elaboração de materiais didáticos. Como parte da avaliação final, os discentes produziram portfólios nos quais desenvolveram recursos didáticos fundamentados na Pedagogia com Base em Gêneros, demonstrando a aplicação da teoria estudada e refletindo sobre suas implicações para o ensino de língua inglesa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID1178_TB365_10022025143810.pdf"
    "created_at" => "2025-05-02 13:26:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAREN SANTORUM"
    "autor_nome_curto" => "KAREN"
    "autor_email" => "karen.santorum@ufsm.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121093
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 365
    "inscrito_id" => 1178
    "titulo" => "PREPARAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA FUNDAMENTADA NA PEDAGIA COM BASE EM GÊNEROS"
    "resumo" => "A elaboração de materiais didáticos voltados para o ensino de língua inglesa no Ensino Fundamental e Médio exige a consideração de uma ampla gama de fatores contextuais e teóricos. Nesse sentido, fundamentar a produção desses materiais em abordagens teóricas robustas não apenas qualifica o processo de ensino-aprendizagem, mas também fornece suporte tanto para docentes em exercício quanto para professores em formação inicial. A Pedagogia com Base em Gêneros da Escola de Sydney, ancorada nos pressupostos da Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday, associada ao programa profissional de ensino de leitura e escrita Reading to Learn (ROSE 2015, 2017a, 2017b, 2017c, 2017d, 2018a, 2019, 2020; Rose & Martin, 2012; Vian Jr., 2017, 2021), constitui uma abordagem particularmente relevante para esse fim e destaca-se como um recurso eficaz para a capacitação docente. Além de constituir uma metodologia para o ensino da leitura e da escrita por meio de gêneros textuais escolares, esse programa promove o desenvolvimento da competência linguístico-comunicativa e fomenta uma Metalinguagem Pedagógica entre seus praticantes, contribuindo para a reflexão e aprimoramento das práticas docentes. No segundo semestre de 2024, a disciplina de Preparação de Materiais Didáticos, ofertada pelo Curso de Letras Inglês da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, adotou essa perspectiva teórica como base para a elaboração de materiais didáticos. Como parte da avaliação final, os discentes produziram portfólios nos quais desenvolveram recursos didáticos fundamentados na Pedagogia com Base em Gêneros, demonstrando a aplicação da teoria estudada e refletindo sobre suas implicações para o ensino de língua inglesa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID1178_TB365_10022025143810.pdf"
    "created_at" => "2025-05-02 13:26:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAREN SANTORUM"
    "autor_nome_curto" => "KAREN"
    "autor_email" => "karen.santorum@ufsm.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

A elaboração de materiais didáticos voltados para o ensino de língua inglesa no Ensino Fundamental e Médio exige a consideração de uma ampla gama de fatores contextuais e teóricos. Nesse sentido, fundamentar a produção desses materiais em abordagens teóricas robustas não apenas qualifica o processo de ensino-aprendizagem, mas também fornece suporte tanto para docentes em exercício quanto para professores em formação inicial. A Pedagogia com Base em Gêneros da Escola de Sydney, ancorada nos pressupostos da Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday, associada ao programa profissional de ensino de leitura e escrita Reading to Learn (ROSE 2015, 2017a, 2017b, 2017c, 2017d, 2018a, 2019, 2020; Rose & Martin, 2012; Vian Jr., 2017, 2021), constitui uma abordagem particularmente relevante para esse fim e destaca-se como um recurso eficaz para a capacitação docente. Além de constituir uma metodologia para o ensino da leitura e da escrita por meio de gêneros textuais escolares, esse programa promove o desenvolvimento da competência linguístico-comunicativa e fomenta uma Metalinguagem Pedagógica entre seus praticantes, contribuindo para a reflexão e aprimoramento das práticas docentes. No segundo semestre de 2024, a disciplina de Preparação de Materiais Didáticos, ofertada pelo Curso de Letras Inglês da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, adotou essa perspectiva teórica como base para a elaboração de materiais didáticos. Como parte da avaliação final, os discentes produziram portfólios nos quais desenvolveram recursos didáticos fundamentados na Pedagogia com Base em Gêneros, demonstrando a aplicação da teoria estudada e refletindo sobre suas implicações para o ensino de língua inglesa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.