Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

APLICAÇOES DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121228
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 546
    "inscrito_id" => 1410
    "titulo" => "APLICAÇOES DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Nas aulas de química tradicionais os conteúdos são transmitidos objetivando a cópia e memorização de conteúdos pelos alunos, nesta perspectiva, o professor não possibilita que os alunos construam conhecimento a partir de conceitos químicos. Em contraposição, às atividades lúdicas proporcionam que os alunos aprendam de maneira mais prazerosa. O objetivo deste relato é apresentar a experiência de uma regência na qual teve uma atividade lúdica com os alunos do ensino médio, como conta na ementa do estágio supervisionado 2, esta regência foi aplicada na turma do segundo ano do ensino médio durante o terceiro semestre letivo, na qual os alunos construíram uma molécula orgânica previamente estudada, oportunizando aos alunos a possibilidade de assimilar visualmente os conceitos tornando uma atividade mais dinâmica, os alunos também teriam de responder cinco questões e fazer um breve texto, com as respostas e as moléculas produzidas pelos alunos poderá fazer uma aproximação do conhecimento adquirido no semestre sobre o conteúdo. Participar desta regência contribuiu tanto para a formação dos alunos, pois alguns conseguiram compreender após manusear a representação da molécula, tanto quanto a formação profissional por ter a possibilidade de estar atuando na área."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID1410_TB546_10022025232359.pdf"
    "created_at" => "2025-05-02 13:26:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALISSON CARPEGIANE MOREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ALISSON"
    "autor_email" => "alissonmoreira@alunos.utfpr.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121228
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 546
    "inscrito_id" => 1410
    "titulo" => "APLICAÇOES DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Nas aulas de química tradicionais os conteúdos são transmitidos objetivando a cópia e memorização de conteúdos pelos alunos, nesta perspectiva, o professor não possibilita que os alunos construam conhecimento a partir de conceitos químicos. Em contraposição, às atividades lúdicas proporcionam que os alunos aprendam de maneira mais prazerosa. O objetivo deste relato é apresentar a experiência de uma regência na qual teve uma atividade lúdica com os alunos do ensino médio, como conta na ementa do estágio supervisionado 2, esta regência foi aplicada na turma do segundo ano do ensino médio durante o terceiro semestre letivo, na qual os alunos construíram uma molécula orgânica previamente estudada, oportunizando aos alunos a possibilidade de assimilar visualmente os conceitos tornando uma atividade mais dinâmica, os alunos também teriam de responder cinco questões e fazer um breve texto, com as respostas e as moléculas produzidas pelos alunos poderá fazer uma aproximação do conhecimento adquirido no semestre sobre o conteúdo. Participar desta regência contribuiu tanto para a formação dos alunos, pois alguns conseguiram compreender após manusear a representação da molécula, tanto quanto a formação profissional por ter a possibilidade de estar atuando na área."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID1410_TB546_10022025232359.pdf"
    "created_at" => "2025-05-02 13:26:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALISSON CARPEGIANE MOREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ALISSON"
    "autor_email" => "alissonmoreira@alunos.utfpr.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Nas aulas de química tradicionais os conteúdos são transmitidos objetivando a cópia e memorização de conteúdos pelos alunos, nesta perspectiva, o professor não possibilita que os alunos construam conhecimento a partir de conceitos químicos. Em contraposição, às atividades lúdicas proporcionam que os alunos aprendam de maneira mais prazerosa. O objetivo deste relato é apresentar a experiência de uma regência na qual teve uma atividade lúdica com os alunos do ensino médio, como conta na ementa do estágio supervisionado 2, esta regência foi aplicada na turma do segundo ano do ensino médio durante o terceiro semestre letivo, na qual os alunos construíram uma molécula orgânica previamente estudada, oportunizando aos alunos a possibilidade de assimilar visualmente os conceitos tornando uma atividade mais dinâmica, os alunos também teriam de responder cinco questões e fazer um breve texto, com as respostas e as moléculas produzidas pelos alunos poderá fazer uma aproximação do conhecimento adquirido no semestre sobre o conteúdo. Participar desta regência contribuiu tanto para a formação dos alunos, pois alguns conseguiram compreender após manusear a representação da molécula, tanto quanto a formação profissional por ter a possibilidade de estar atuando na área.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.