FORMAÇÃO DOCENTE EM DANÇA - REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO FORMATIVO E A FUTURA PRÁTICA PROFISSIONAL
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121239 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 560 "inscrito_id" => 1425 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE EM DANÇA - REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO FORMATIVO E A FUTURA PRÁTICA PROFISSIONAL" "resumo" => "Este trabalho apresenta reflexões sobre os processos formativos em Dança a partir da assistência do documentário “Nós, professoras de dança”, de Josiane Franken Corrêa, durante atividades do Núcleo Dança do PIBID na UFPEL. Durante a graduação, algumas questões emergem com frequência desde o início de nossa formação docente e, muitas vezes, não possuímos respostas imediatas. Ao longo da trajetória acadêmica, através das experiências vivenciadas em projetos, programas institucionais e estágios curriculares, compreendemos que o professor precisa se adaptar ao contexto em que está inserido, onde há fatores que influenciam diretamente sua prática, sejam eles os alunos, o contexto escolar, a cidade ou a estrutura para as aulas. As respostas que almejamos acabam surgindo ao longo das experiências práticas que acontecem durante nossa formação docente. O documentário apresenta diversas situações práticas pelas quais professoras de dança, que atuam na educação básica, atravessam em seu cotidiano. Ao assistirmos, foi possível refletir sobre nosso processo formativo e nossa futura atuação profissional em um aspecto geral, tanto pelas questões pedagógicas abordadas pelas professoras, quanto pela questão de estrutura curricular onde estão inseridas. O documentário vem ao encontro do que aprendemos na graduação - a dança na escola, como área de conhecimento, é mais do que ensinar passos ou coreografias. Os professores de dança precisam ter postura crítica no processo educativo, questionando suas práticas e abordagens pedagógicas, buscando constantemente formas de aprimorar o ensino. Auxiliar os alunos a se conhecerem melhor, se entenderem como corpo, suas emoções e até sua história. Tornar-se professor de dança envolve sensibilidade, conhecimento técnico, escuta ativa e capacidade de adaptar o ensino às realidades dos estudantes e da escola. Além disso, é fundamental “estar em” ou “promover um” ambiente de diálogo e troca de experiências, onde todos os envolvidos possam expressar suas ideias e sentimentos sobre a dança na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID1425_TB560_11022025134839.pdf" "created_at" => "2025-05-02 13:26:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAIANY GLORIA DA ROSA" "autor_nome_curto" => "TAIANY" "autor_email" => "gloriataiany06@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121239 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 560 "inscrito_id" => 1425 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE EM DANÇA - REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO FORMATIVO E A FUTURA PRÁTICA PROFISSIONAL" "resumo" => "Este trabalho apresenta reflexões sobre os processos formativos em Dança a partir da assistência do documentário “Nós, professoras de dança”, de Josiane Franken Corrêa, durante atividades do Núcleo Dança do PIBID na UFPEL. Durante a graduação, algumas questões emergem com frequência desde o início de nossa formação docente e, muitas vezes, não possuímos respostas imediatas. Ao longo da trajetória acadêmica, através das experiências vivenciadas em projetos, programas institucionais e estágios curriculares, compreendemos que o professor precisa se adaptar ao contexto em que está inserido, onde há fatores que influenciam diretamente sua prática, sejam eles os alunos, o contexto escolar, a cidade ou a estrutura para as aulas. As respostas que almejamos acabam surgindo ao longo das experiências práticas que acontecem durante nossa formação docente. O documentário apresenta diversas situações práticas pelas quais professoras de dança, que atuam na educação básica, atravessam em seu cotidiano. Ao assistirmos, foi possível refletir sobre nosso processo formativo e nossa futura atuação profissional em um aspecto geral, tanto pelas questões pedagógicas abordadas pelas professoras, quanto pela questão de estrutura curricular onde estão inseridas. O documentário vem ao encontro do que aprendemos na graduação - a dança na escola, como área de conhecimento, é mais do que ensinar passos ou coreografias. Os professores de dança precisam ter postura crítica no processo educativo, questionando suas práticas e abordagens pedagógicas, buscando constantemente formas de aprimorar o ensino. Auxiliar os alunos a se conhecerem melhor, se entenderem como corpo, suas emoções e até sua história. Tornar-se professor de dança envolve sensibilidade, conhecimento técnico, escuta ativa e capacidade de adaptar o ensino às realidades dos estudantes e da escola. Além disso, é fundamental “estar em” ou “promover um” ambiente de diálogo e troca de experiências, onde todos os envolvidos possam expressar suas ideias e sentimentos sobre a dança na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID1425_TB560_11022025134839.pdf" "created_at" => "2025-05-02 13:26:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAIANY GLORIA DA ROSA" "autor_nome_curto" => "TAIANY" "autor_email" => "gloriataiany06@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }