Artigo Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-055-4

REALIDADE VIRTUAL E ENSINO DE GEOMORFOLOGIA

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Publicado em 12 de setembro de 2025

Resumo

A inserção da realidade virtual na geomorfologia é recente, mas já se mostra como uma ferramenta promissora nas geociências, dada a possibilidade de obter dados de campo em ambiente computacional. Na educação escolar, o uso da realidade virtual oferece novas oportunidades no ensino de geomorfologia, visto que as aulas práticas de geociências se baseiam em excursões, que não abrangem todos os objetos do conhecimento trabalhados em sala, devido a limitações de logística, e podem ser restritivas para alunos com deficiências motoras. Nessas circunstâncias, o presente trabalho se propõe a mostrar a realidade virtual como uma ferramenta tecnológica para o ensino de Geociências, em especial a Geomorfologia, com potencial na construção de práticas pedagógicas interativas e inclusivas, tanto na educação básica quanto no ensino superior. A metodologia se baseou em duas etapas, sendo a primeira a aquisição de dados visuais por meio da (aero)fotogrametria, utilizando câmeras digitais e drones que fornecem fotos de alta resolução e a segunda sendo a adição dessas fotos e definição de sistema de coordenadas geográficas nos softwares Agisoft Metashape Photoscan, Cloud Compare e Unreal Engine, onde os dados foram processados e otimizados graficamente, gerando modelos tridimensionais interativos, incorporando elementos de gamificação, acessados através de óculos de realidade virtual. Foram realizadas aulas interativas com estudantes do Ensino Médio e do curso de Engenharia Ambiental (IFCE), onde eles puderam experimentar o ambiente virtual e manipular os modelos digitais 3D do relevo, potencializando o engajamento desses alunos. A imersão virtual em ambientes remotos, como cavernas e cânions, utilizando óculos de realidade virtual tornou os conceitos complexos mais acessíveis e lúdicos, atingindo o objetivo inicial de utilizar a realidade virtual como ferramenta pedagógica. Em suma, a integração da realidade virtual representa um caminho promissor para a inovação pedagógica no ensino das geociências em múltiplos níveis, transcendendo as limitações geográficas e de acessibilidade das práticas tradicionais. Ao proporcionar experiências imersivas e multissensoriais, essas ferramentas também fomentam uma educação mais inclusiva, atendendo às necessidades de diversos estudantes e democratizando o acesso ao conhecimento sobre a dinâmica e a diversidade da superfície terrestre. Desse modo, a presente proposta dialoga diretamente com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com a Política Nacional de Educação Digital (PNED).

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