EDUCAÇÃO INFANTIL, RAÇA E GÊNERO: COMO AS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS ESCOLARES AFETAM A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE MENINAS NEGRAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124966 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 433 "inscrito_id" => 5106 "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, RAÇA E GÊNERO: COMO AS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS ESCOLARES AFETAM A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE MENINAS NEGRAS" "resumo" => "Este estudo propõe uma análise aprofundada sobre a influência das primeiras experiências escolares na construção identitária de meninas negras, considerando a interseccionalidade entre educação infantil, raça e gênero. A pesquisa investiga, a partir de uma revisão bibliográfica, como a representatividade no ambiente escolar impacta tanto a autoestima quanto o desempenho acadêmico dessas crianças, apontando o papel das práticas pedagógicas na reprodução ou desconstrução de estereótipos raciais e de gênero. Assim, são discutidas estratégias pedagógicas antirracistas, como o uso de literatura infantil diversa, a capacitação contínua dos professores para abordagens inclusivas e a valorização da cultura afro-brasileira no contexto escolar. Nota-se que a formação continuada dos docentes e a criação de espaços educativos que celebrem a diversidade são elementos fundamentais para a construção de um ambiente escolar acolhedor e equitativo. No processo de reflexão teórica, o estudo dialoga com autores de referência, como Carneiro (2005), por meio da tese “A construção do outro como não-ser como fundamento do ser”; Rosemberg (2014), com o artigo “Educação infantil e relações raciais: a tensão entre igualdade e diversidade”; e Gomes (2003; 2017), por meio dos textos “Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo” e “O movimento negro educador”." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5106_TB433_20102025151002.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICAELE CARLA HONORIO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MICAELE HONORIO" "autor_email" => "micaelehonorio.pedagogia@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124966 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 433 "inscrito_id" => 5106 "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, RAÇA E GÊNERO: COMO AS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS ESCOLARES AFETAM A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE MENINAS NEGRAS" "resumo" => "Este estudo propõe uma análise aprofundada sobre a influência das primeiras experiências escolares na construção identitária de meninas negras, considerando a interseccionalidade entre educação infantil, raça e gênero. A pesquisa investiga, a partir de uma revisão bibliográfica, como a representatividade no ambiente escolar impacta tanto a autoestima quanto o desempenho acadêmico dessas crianças, apontando o papel das práticas pedagógicas na reprodução ou desconstrução de estereótipos raciais e de gênero. Assim, são discutidas estratégias pedagógicas antirracistas, como o uso de literatura infantil diversa, a capacitação contínua dos professores para abordagens inclusivas e a valorização da cultura afro-brasileira no contexto escolar. Nota-se que a formação continuada dos docentes e a criação de espaços educativos que celebrem a diversidade são elementos fundamentais para a construção de um ambiente escolar acolhedor e equitativo. No processo de reflexão teórica, o estudo dialoga com autores de referência, como Carneiro (2005), por meio da tese “A construção do outro como não-ser como fundamento do ser”; Rosemberg (2014), com o artigo “Educação infantil e relações raciais: a tensão entre igualdade e diversidade”; e Gomes (2003; 2017), por meio dos textos “Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo” e “O movimento negro educador”." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5106_TB433_20102025151002.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICAELE CARLA HONORIO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MICAELE HONORIO" "autor_email" => "micaelehonorio.pedagogia@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }