Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM ALUNOS COM AUTISMO EM MOSSORÓ/RN

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) na prática pedagógica com alunos com Autismo vem instituindo propostas favoráveis à aprendizagem. Há na literatura, registros de estratégias e recursos utilizados por professores no processo de inclusão com a CAA no currículo escolar a presentando resultado positivos. Diante do exposto, neste estudo, o objetivo é conhecer a Comunicação Aumentativa e Alternativa, e suas formas de uso na prática pedagógica com alunos com Autismo. Busca-se identificar as práticas e estratégias do cotidiano dos professores, bem como promover a inserção desses recursos no planejamento educacional, quando necessário .É um estudo de intervenção na realidade da sala de aula, problematizando um contexto específico em uma escola pública da 12ª DIREC em Mossoró, Rio Grande do Norte-RN/Brasil, direcionada ao ensino fundamental maior. Tendo como participante um professor do 7º ano, que tem em sua turma alunos com autismos. O percurso metodológico inclui uma Revisão Sistemática da Literatura, com um levantamento dos trabalhos já disponíveis, apresentando a possibilidade do trabalho inclusivo. Com base em Gil (2002), utiliza-se a entrevista semiestruturada para conhecer o que já sabem os professores sobre CAA, pretende-se fazer a elaboração de uma proposta de intervenção na aula, subsidiada por Freire (1996), que afirma ser o intervir na realidade é uma forma de gerar novos saberes. Esta pesquisa está ancorada nos estudos de Nunes et al.(2017), Passerino (2015) sobre os recursos da CAA, Mantoan (2003), sobre as mudanças organizacionais da escola, Freire (1996) e Tardif (2002), refletindo sobre a prática pedagógica, Vygotsky (1991) nas relações sociais e culturais, e Morais (2010) sobres o processo de intervenção. Discute-se como proposta de intervenção a viabilidade de uma catalogação de recursos da CAA para que os professores conheçam e possam consultar e incluir em seus planos de aula, quando considerarem pertinentes para a rotina de ensino.

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