Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: O ATENDIMENTO DE SURDOS E SUAS ESPECIFICIDADES LINGUÍSTICAS NO MUNICÍPIO DE SANTA INÊS/MA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 129119
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 125
    "inscrito_id" => 3778
    "titulo" => "ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: O ATENDIMENTO DE SURDOS E SUAS ESPECIFICIDADES LINGUÍSTICAS NO MUNICÍPIO DE SANTA INÊS/MA"
    "resumo" => "O aporte teórico da educação especial aponta que o ensino de pessoas com deficiência aconteceu por algum tempo em instituições específicas, reforçando modelos excludentes de educação. Com o passar do tempo, as instituições escolares foram se moldando para a oferta de atendimento especializado para esse alunado, passando a realizar um trabalho pautado na perspectiva inclusiva. Este trabalho tem como objetivo analisar e discutir as diferentes formas de Atendimento Educacional Especializado prestadas aos alunos surdos, matriculados em escolas da rede municipal de Santa Inês/MA. A abordagem escolhida para este trabalho foi o estudo de caso. Segundo Yin (2005), “o estudo de caso como estratégia de pesquisa compreende um método que abrange tudo-tratando da lógica de planejamento, das técnicas de coleta de dados e das abordagens específicas à análise dos mesmos”. Para coleta de informações foi utilizada a observação participante uma vez que a autora deste trabalho está inserida na prática pedagógica do AEE. O aporte teórico que subsidiará este trabalho está ancorado nos pressupostos legais que legitimam o AEE, a saber: o Decreto nº 7.611/2011 e autores que tratam sobre a educação especial, a saber: Mantoan (2015), Mazzotta (2011) e Rosetto (2015). Os dados foram organizados a partir de três categorias: a importância do Atendimento Educacional Especializado, relevância do uso de duas línguas, a saber, Libras (L1) e Língua Portuguesa (L2) e demonstrar os recursos pedagógicos desenvolvidos. Os resultados encontrados foram: isolamento dos profissionais, em virtude da desarticulação entre os profissionais da sala de recurso e da sala regular, déficit de aprendizagem tanto na L1 quanto na L2."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID3778_TB125_20012025210537.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GRACY KELIA LOPES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GRACY"
    "autor_email" => "gkl.silva@discente.ufma.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 129119
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 125
    "inscrito_id" => 3778
    "titulo" => "ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: O ATENDIMENTO DE SURDOS E SUAS ESPECIFICIDADES LINGUÍSTICAS NO MUNICÍPIO DE SANTA INÊS/MA"
    "resumo" => "O aporte teórico da educação especial aponta que o ensino de pessoas com deficiência aconteceu por algum tempo em instituições específicas, reforçando modelos excludentes de educação. Com o passar do tempo, as instituições escolares foram se moldando para a oferta de atendimento especializado para esse alunado, passando a realizar um trabalho pautado na perspectiva inclusiva. Este trabalho tem como objetivo analisar e discutir as diferentes formas de Atendimento Educacional Especializado prestadas aos alunos surdos, matriculados em escolas da rede municipal de Santa Inês/MA. A abordagem escolhida para este trabalho foi o estudo de caso. Segundo Yin (2005), “o estudo de caso como estratégia de pesquisa compreende um método que abrange tudo-tratando da lógica de planejamento, das técnicas de coleta de dados e das abordagens específicas à análise dos mesmos”. Para coleta de informações foi utilizada a observação participante uma vez que a autora deste trabalho está inserida na prática pedagógica do AEE. O aporte teórico que subsidiará este trabalho está ancorado nos pressupostos legais que legitimam o AEE, a saber: o Decreto nº 7.611/2011 e autores que tratam sobre a educação especial, a saber: Mantoan (2015), Mazzotta (2011) e Rosetto (2015). Os dados foram organizados a partir de três categorias: a importância do Atendimento Educacional Especializado, relevância do uso de duas línguas, a saber, Libras (L1) e Língua Portuguesa (L2) e demonstrar os recursos pedagógicos desenvolvidos. Os resultados encontrados foram: isolamento dos profissionais, em virtude da desarticulação entre os profissionais da sala de recurso e da sala regular, déficit de aprendizagem tanto na L1 quanto na L2."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID3778_TB125_20012025210537.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GRACY KELIA LOPES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GRACY"
    "autor_email" => "gkl.silva@discente.ufma.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O aporte teórico da educação especial aponta que o ensino de pessoas com deficiência aconteceu por algum tempo em instituições específicas, reforçando modelos excludentes de educação. Com o passar do tempo, as instituições escolares foram se moldando para a oferta de atendimento especializado para esse alunado, passando a realizar um trabalho pautado na perspectiva inclusiva. Este trabalho tem como objetivo analisar e discutir as diferentes formas de Atendimento Educacional Especializado prestadas aos alunos surdos, matriculados em escolas da rede municipal de Santa Inês/MA. A abordagem escolhida para este trabalho foi o estudo de caso. Segundo Yin (2005), “o estudo de caso como estratégia de pesquisa compreende um método que abrange tudo-tratando da lógica de planejamento, das técnicas de coleta de dados e das abordagens específicas à análise dos mesmos”. Para coleta de informações foi utilizada a observação participante uma vez que a autora deste trabalho está inserida na prática pedagógica do AEE. O aporte teórico que subsidiará este trabalho está ancorado nos pressupostos legais que legitimam o AEE, a saber: o Decreto nº 7.611/2011 e autores que tratam sobre a educação especial, a saber: Mantoan (2015), Mazzotta (2011) e Rosetto (2015). Os dados foram organizados a partir de três categorias: a importância do Atendimento Educacional Especializado, relevância do uso de duas línguas, a saber, Libras (L1) e Língua Portuguesa (L2) e demonstrar os recursos pedagógicos desenvolvidos. Os resultados encontrados foram: isolamento dos profissionais, em virtude da desarticulação entre os profissionais da sala de recurso e da sala regular, déficit de aprendizagem tanto na L1 quanto na L2.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.