Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROTOCOLOS DE LEITURA E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: ESTUDOS E REGISTROS DE INTERAÇÃO COM GÊNEROS TEXTUAIS POR ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE LIMOEIRO DO NORTE-CE(2024)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 129156
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 184
    "inscrito_id" => 3874
    "titulo" => "PROTOCOLOS DE LEITURA E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: ESTUDOS E REGISTROS DE INTERAÇÃO COM GÊNEROS TEXTUAIS POR ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE LIMOEIRO DO NORTE-CE(2024)"
    "resumo" => "A leitura na contemporaneidade ganhara novas nuances, a partir dos estudos da linguística textual e da concepção de letramento, notadamente como uma prática social, e não apenas como habilidade/competência de conhecimentos linguísticos(BRASIL, 2017; Soares, 2024; Street, 2013). Em paralelo, percebe-se uma ineficiência da educação básica em consolidar aprendizagens significativas envolvendo a leitura complexa, denotada nos baixos índices de qualidade da educação, aferidos pelas avaliações externas, como Prova Brasil, do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), e do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). Em consequência, percebe-se que alunos cursantes dos anos iniciais, não consolidam as habilidades e competências em leitura preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC)-área de linguagens- para esse ciclo de ensino. A centralidade do texto e a nova concepção de leitura apresentadas, impõe uma nova dinâmica ao trabalho pedagógico com as linguagens nos anos iniciais, requerendo estratégias enérgicas para interações envolvendo a análise, reflexão e a produção de diferentes gêneros textuais(Kleiman, 2004; Koch, 2013; Marcuschi, 2008; Solé, 2007; Street, 2013). A presente pesquisa compreende a análise de transcrições de Protocolos de Leitura utilizados em interações discursivas de diferentes gêneros textuais e operacionalizados com Alunos dos Anos Iniciais no ano letivo de 2024, em contextos de reforço escolar. Os Protocolos de leitura, aliados à mediação pedagógica, são estratégias eficientes e efetivas para o enfrentamento da problemática (Bortoni-Ricardo, 2012; Leffa, 1996). Os protocolos possibilitam uma leitura para além da decodificação, e a par das novas abordagens pelos Novos Estudos de Letramento, Sociologia da Educação e da Linguística Textual. A pesquisa demonstrou que a compreensão leitora dos assistidos encontra-se em defasagem em relação ao ano cursante, e persisti a dificuldade em mobilizar competências/ habilidades de reflexão sobre léxico e inferência simples e complexa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID3874_TB184_28012025110342.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAIRO BISPO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JAIRO BISPO"
    "autor_email" => "jairobispo201@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 129156
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 184
    "inscrito_id" => 3874
    "titulo" => "PROTOCOLOS DE LEITURA E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: ESTUDOS E REGISTROS DE INTERAÇÃO COM GÊNEROS TEXTUAIS POR ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE LIMOEIRO DO NORTE-CE(2024)"
    "resumo" => "A leitura na contemporaneidade ganhara novas nuances, a partir dos estudos da linguística textual e da concepção de letramento, notadamente como uma prática social, e não apenas como habilidade/competência de conhecimentos linguísticos(BRASIL, 2017; Soares, 2024; Street, 2013). Em paralelo, percebe-se uma ineficiência da educação básica em consolidar aprendizagens significativas envolvendo a leitura complexa, denotada nos baixos índices de qualidade da educação, aferidos pelas avaliações externas, como Prova Brasil, do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), e do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). Em consequência, percebe-se que alunos cursantes dos anos iniciais, não consolidam as habilidades e competências em leitura preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC)-área de linguagens- para esse ciclo de ensino. A centralidade do texto e a nova concepção de leitura apresentadas, impõe uma nova dinâmica ao trabalho pedagógico com as linguagens nos anos iniciais, requerendo estratégias enérgicas para interações envolvendo a análise, reflexão e a produção de diferentes gêneros textuais(Kleiman, 2004; Koch, 2013; Marcuschi, 2008; Solé, 2007; Street, 2013). A presente pesquisa compreende a análise de transcrições de Protocolos de Leitura utilizados em interações discursivas de diferentes gêneros textuais e operacionalizados com Alunos dos Anos Iniciais no ano letivo de 2024, em contextos de reforço escolar. Os Protocolos de leitura, aliados à mediação pedagógica, são estratégias eficientes e efetivas para o enfrentamento da problemática (Bortoni-Ricardo, 2012; Leffa, 1996). Os protocolos possibilitam uma leitura para além da decodificação, e a par das novas abordagens pelos Novos Estudos de Letramento, Sociologia da Educação e da Linguística Textual. A pesquisa demonstrou que a compreensão leitora dos assistidos encontra-se em defasagem em relação ao ano cursante, e persisti a dificuldade em mobilizar competências/ habilidades de reflexão sobre léxico e inferência simples e complexa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID3874_TB184_28012025110342.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAIRO BISPO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JAIRO BISPO"
    "autor_email" => "jairobispo201@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A leitura na contemporaneidade ganhara novas nuances, a partir dos estudos da linguística textual e da concepção de letramento, notadamente como uma prática social, e não apenas como habilidade/competência de conhecimentos linguísticos(BRASIL, 2017; Soares, 2024; Street, 2013). Em paralelo, percebe-se uma ineficiência da educação básica em consolidar aprendizagens significativas envolvendo a leitura complexa, denotada nos baixos índices de qualidade da educação, aferidos pelas avaliações externas, como Prova Brasil, do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), e do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). Em consequência, percebe-se que alunos cursantes dos anos iniciais, não consolidam as habilidades e competências em leitura preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC)-área de linguagens- para esse ciclo de ensino. A centralidade do texto e a nova concepção de leitura apresentadas, impõe uma nova dinâmica ao trabalho pedagógico com as linguagens nos anos iniciais, requerendo estratégias enérgicas para interações envolvendo a análise, reflexão e a produção de diferentes gêneros textuais(Kleiman, 2004; Koch, 2013; Marcuschi, 2008; Solé, 2007; Street, 2013). A presente pesquisa compreende a análise de transcrições de Protocolos de Leitura utilizados em interações discursivas de diferentes gêneros textuais e operacionalizados com Alunos dos Anos Iniciais no ano letivo de 2024, em contextos de reforço escolar. Os Protocolos de leitura, aliados à mediação pedagógica, são estratégias eficientes e efetivas para o enfrentamento da problemática (Bortoni-Ricardo, 2012; Leffa, 1996). Os protocolos possibilitam uma leitura para além da decodificação, e a par das novas abordagens pelos Novos Estudos de Letramento, Sociologia da Educação e da Linguística Textual. A pesquisa demonstrou que a compreensão leitora dos assistidos encontra-se em defasagem em relação ao ano cursante, e persisti a dificuldade em mobilizar competências/ habilidades de reflexão sobre léxico e inferência simples e complexa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.