TRANSFORMAÇÃO DE LEITORES: O IMPACTO DO NOVO LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL II
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129169 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 200 "inscrito_id" => 3629 "titulo" => "TRANSFORMAÇÃO DE LEITORES: O IMPACTO DO NOVO LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "Este estudo tem como objetivo analisar o impacto do novo letramento no desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita entre alunos do ensino fundamental II. Adotou-se uma abordagem quantitativa, com coleta de dados por meio de questionários aplicados a estudantes e professores, permitindo identificar padrões e relações entre as práticas pedagógicas que incorporam o novo letramento e o desempenho dos alunos. Os resultados demonstraram que a implementação de práticas de letramento digital e crítico promoveu um aumento significativo na motivação dos alunos para a leitura, bem como no desenvolvimento de habilidades de compreensão textual e análise crítica. Os participantes relataram uma maior autonomia na leitura e na escrita, evidenciando a eficácia dessas práticas na formação de leitores mais críticos e engajados. No entanto, o estudo também revelou desafios, como a falta de engajamento em atividades de leitura fora do ambiente escolar e dificuldades na integração efetiva de novas tecnologias no processo de ensino. As conclusões ressaltam a importância de uma formação continuada para os educadores e de um suporte institucional que favoreça a implementação de estratégias de novo letramento, evidenciando sua relevância para a formação de cidadãos críticos e participativos. Os achados deste estudo contribuem para o debate sobre a necessidade de uma abordagem educacional que valorize a diversidade de gêneros textuais e a leitura crítica em contextos contemporâneos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID3629_TB200_13042025134854.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRE ROSA" "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE" "autor_email" => "xadjvc@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129169 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 200 "inscrito_id" => 3629 "titulo" => "TRANSFORMAÇÃO DE LEITORES: O IMPACTO DO NOVO LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "Este estudo tem como objetivo analisar o impacto do novo letramento no desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita entre alunos do ensino fundamental II. Adotou-se uma abordagem quantitativa, com coleta de dados por meio de questionários aplicados a estudantes e professores, permitindo identificar padrões e relações entre as práticas pedagógicas que incorporam o novo letramento e o desempenho dos alunos. Os resultados demonstraram que a implementação de práticas de letramento digital e crítico promoveu um aumento significativo na motivação dos alunos para a leitura, bem como no desenvolvimento de habilidades de compreensão textual e análise crítica. Os participantes relataram uma maior autonomia na leitura e na escrita, evidenciando a eficácia dessas práticas na formação de leitores mais críticos e engajados. No entanto, o estudo também revelou desafios, como a falta de engajamento em atividades de leitura fora do ambiente escolar e dificuldades na integração efetiva de novas tecnologias no processo de ensino. As conclusões ressaltam a importância de uma formação continuada para os educadores e de um suporte institucional que favoreça a implementação de estratégias de novo letramento, evidenciando sua relevância para a formação de cidadãos críticos e participativos. Os achados deste estudo contribuem para o debate sobre a necessidade de uma abordagem educacional que valorize a diversidade de gêneros textuais e a leitura crítica em contextos contemporâneos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID3629_TB200_13042025134854.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRE ROSA" "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE" "autor_email" => "xadjvc@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }