Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CADÊ O LETRAMENTO CIENTÍFICO-ACADÊMICO QUE DEVERIA ESTAR AQUI? UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS STRICTO SENSU

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

É sabido que a Educação Linguística em nível superior requer o desenvolvimento de novas habilidades para além das comumente verificadas na Educação Básica ou graduação. Dentre elas destaca-se a emergência da competência do emprego de linguagem e prática da escrita de gêneros mais “complexos”, a depender do grau de letramento acadêmico verificado em sala de aula. Este trabalho objetiva refletir sobre relatos de casos de alunos imersos no Stricto Sensu de uma Instituição de Ensino Superior (IES) alagoana, que apresentam limitações ou ausência de prática à escrita científica, propondo como medida para resolução do problema a criação de uma assessoria especializada ligada à Coordenação Geral de Pesquisa e Pós-graduação da IES, bem como oferta da disciplina eletiva Escrita da Pesquisa Científica. Metodologicamente, esta reflexão focalizará relatos gestores em contextos dialogais informais e análise de textos diversos produzidos pelos acadêmicos, servindo-se dos aportes teóricos de Platão e Fiorin (2002), Marcuschi (2008), Kleiman e Assis (2016) e Bezerra (2017). A priori, tem-se observado que a implementação das medidas supracitadas pode gerar resultados satisfatórios à IES, podendo serem observados na qualidade da entrega dos trabalhos de conclusão e futuras publicações de impacto social e científico.

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