TERRITÓRIOS DO CURRÍCULO: A EXPERIÊNCIA DE PERNAMBUCO NA GEOGRAFIA ESCOLAR
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(SILVA, 2011. p. 12) O presente artigo traz como objetivo principal, identificar caminhos de como é possível o/a professor/a de geografia pensar formas e instrumentos para planejar, executar e avaliar os/as estudantes numa perspectiva crítica, reflexiva e processual, considerando suas singularidades e proporcionando oportunidades de construção do conhecimento de maneira integral, valorizando e apoiando o princípio da equidade, da educação como direito à aprendizagem, da inclusão, da construção de processos cognitivos e da reflexão do fazer pedagógico a partir de se pensar o espaço para uma melhor qualidade de vida e de construir um encadeamento racional a partir da percepção e concepção do espaço geográfico. Para o desenvolvimento dessa aprendizagem, os/as estudantes devem desenvolver o domínio da leitura e da elaboração de mapas e gráficos (alfabetização e letramento cartográfico). Fotografias, mapas, esquemas, desenhos, imagens de satélites, audiovisuais, gráficos, entre outras alternativas, podem ser utilizadas nas atividades pedagógicas. Saliente-se que quanto mais diversificado for o trabalho com linguagens socioespaciais, maior será o repertório construído pelos/as estudantes, ampliando a produção de sentidos na leitura de mundo. Os resultados esperados são uma formação cidadã-geográfica e espacialmente crítica e articulada com a realidade." 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