Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MATEMÁTICA E/COM FÍSICA: LUDICIDADE NO ENSINO MÉDIO EM ESCOLA PÚBLICA DE CASTANHAL-PA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 129195
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 235
    "inscrito_id" => 3584
    "titulo" => "MATEMÁTICA E/COM FÍSICA: LUDICIDADE NO ENSINO MÉDIO EM ESCOLA PÚBLICA DE CASTANHAL-PA"
    "resumo" => "Este estudo explora a relevância da ludicidade no ensinar-aprender Matemática e/com Física, com base no desenvolvimento do Projeto extensionista: “Matemática e Física para Todos" com estudantes do Ensino Médio - 2º e 3º ano, selecionados por meio de convite de uma escola Estadual do município de Castanhal- Pa. Entendemos que a perspectiva lúdica busca enfrentar os desafios convencionais da Educação Básica ao incentivar a aprendizagem por meio de atividades práticas como jogos de matemática e simulações digitais interativas. Miramos em dialogar com os pesquisadores como Alves (2001), Borin (1996) e Piaget (1998), para discutir essa pesquisa que emprega atividades dinâmicas para estimular o pensamento crítico e criativo dos estudantes. Durante as interações, percebeu-se que muitos estudantes, que anteriormente demostravam desmotivação ou dificuldade em compreender os conteúdos, passaram a se envolver mais, expressando curiosidade e entusiasmo diante das atividades práticas. Além disso, observou-se uma mudança na postura dos estudantes diante dos desafios propostos, pois muitos passaram a encarar problemas matemáticos e da Física com maior disposição para buscar soluções demostrando assim mais confiança em suas capacidades. Esse aspecto sugere que a experiência contribuiu não apenas para o aprendizado teórico, mas também para o desenvolvimento de habilidades como pensamentos crítico, resiliência e autonomia nos estudos. Dessa forma, os resultados do projeto indicaram que as estratégias que envolvem experimentação e interação entre a Matemática e/com a Física desempenharam um papel fundamental para o envolvimento e a motivação dos estudantes, tornando o ensinar-aprender mais próximo de suas vivências e necessidades. Portanto, podemos dizer que a abordagem lúdica aumentou significativamente o envolvimento e a motivação dos estudantes aos estudos da Matemática e da Física."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID3584_TB235_03022025123844.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAINA EMANUELLI CASTRO NEVES"
    "autor_nome_curto" => "LAINA NEVES"
    "autor_email" => "lainaemanuelle@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 129195
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 235
    "inscrito_id" => 3584
    "titulo" => "MATEMÁTICA E/COM FÍSICA: LUDICIDADE NO ENSINO MÉDIO EM ESCOLA PÚBLICA DE CASTANHAL-PA"
    "resumo" => "Este estudo explora a relevância da ludicidade no ensinar-aprender Matemática e/com Física, com base no desenvolvimento do Projeto extensionista: “Matemática e Física para Todos" com estudantes do Ensino Médio - 2º e 3º ano, selecionados por meio de convite de uma escola Estadual do município de Castanhal- Pa. Entendemos que a perspectiva lúdica busca enfrentar os desafios convencionais da Educação Básica ao incentivar a aprendizagem por meio de atividades práticas como jogos de matemática e simulações digitais interativas. Miramos em dialogar com os pesquisadores como Alves (2001), Borin (1996) e Piaget (1998), para discutir essa pesquisa que emprega atividades dinâmicas para estimular o pensamento crítico e criativo dos estudantes. Durante as interações, percebeu-se que muitos estudantes, que anteriormente demostravam desmotivação ou dificuldade em compreender os conteúdos, passaram a se envolver mais, expressando curiosidade e entusiasmo diante das atividades práticas. Além disso, observou-se uma mudança na postura dos estudantes diante dos desafios propostos, pois muitos passaram a encarar problemas matemáticos e da Física com maior disposição para buscar soluções demostrando assim mais confiança em suas capacidades. Esse aspecto sugere que a experiência contribuiu não apenas para o aprendizado teórico, mas também para o desenvolvimento de habilidades como pensamentos crítico, resiliência e autonomia nos estudos. Dessa forma, os resultados do projeto indicaram que as estratégias que envolvem experimentação e interação entre a Matemática e/com a Física desempenharam um papel fundamental para o envolvimento e a motivação dos estudantes, tornando o ensinar-aprender mais próximo de suas vivências e necessidades. Portanto, podemos dizer que a abordagem lúdica aumentou significativamente o envolvimento e a motivação dos estudantes aos estudos da Matemática e da Física."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID3584_TB235_03022025123844.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAINA EMANUELLI CASTRO NEVES"
    "autor_nome_curto" => "LAINA NEVES"
    "autor_email" => "lainaemanuelle@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo explora a relevância da ludicidade no ensinar-aprender Matemática e/com Física, com base no desenvolvimento do Projeto extensionista: “Matemática e Física para Todos" com estudantes do Ensino Médio - 2º e 3º ano, selecionados por meio de convite de uma escola Estadual do município de Castanhal- Pa. Entendemos que a perspectiva lúdica busca enfrentar os desafios convencionais da Educação Básica ao incentivar a aprendizagem por meio de atividades práticas como jogos de matemática e simulações digitais interativas. Miramos em dialogar com os pesquisadores como Alves (2001), Borin (1996) e Piaget (1998), para discutir essa pesquisa que emprega atividades dinâmicas para estimular o pensamento crítico e criativo dos estudantes. Durante as interações, percebeu-se que muitos estudantes, que anteriormente demostravam desmotivação ou dificuldade em compreender os conteúdos, passaram a se envolver mais, expressando curiosidade e entusiasmo diante das atividades práticas. Além disso, observou-se uma mudança na postura dos estudantes diante dos desafios propostos, pois muitos passaram a encarar problemas matemáticos e da Física com maior disposição para buscar soluções demostrando assim mais confiança em suas capacidades. Esse aspecto sugere que a experiência contribuiu não apenas para o aprendizado teórico, mas também para o desenvolvimento de habilidades como pensamentos crítico, resiliência e autonomia nos estudos. Dessa forma, os resultados do projeto indicaram que as estratégias que envolvem experimentação e interação entre a Matemática e/com a Física desempenharam um papel fundamental para o envolvimento e a motivação dos estudantes, tornando o ensinar-aprender mais próximo de suas vivências e necessidades. Portanto, podemos dizer que a abordagem lúdica aumentou significativamente o envolvimento e a motivação dos estudantes aos estudos da Matemática e da Física.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.