ANÁLISE DO INVESTIMENTO EM FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES E OS IMPACTOS PARA O DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO EM PEQUENOS MUNICÍPIOS NA BAHIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129210 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 254 "inscrito_id" => 4977 "titulo" => "ANÁLISE DO INVESTIMENTO EM FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES E OS IMPACTOS PARA O DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO EM PEQUENOS MUNICÍPIOS NA BAHIA" "resumo" => "Os investimentos na formação docente em pequenos municípios, particularmente em regiões como a Bahia, desempenham um papel fundamental na melhoria educacional e no desenvolvimento endógeno, onde, as disparidades educacionais podem influenciar o crescimento socioeconômico. Nesse sentido, este estudo se concentra em explorar a relação entre investimentos em formação continuada de professores e o desenvolvimento endógeno. Para sua realização, utilizou-se uma abordagem de métodos mistos, a princípio foi conduzida uma análise quantitativa de dados de investimento educacional e indicadores de desenvolvimento de pequenos municípios da Bahia, e por fim, para uma visão qualitativa mais profunda, foram realizadas revisões bibliográficas de teóricos como: Freire (1996), Saviani (1985), Fonseca (2021) e Sen (2000). Como resultados, o estudo evidenciou que a formação continuada amplia a capacidade dos docentes de agirem como catalisadores do desenvolvimento endógeno, impactando positivamente na comunidade. Além disso, foram identificadas barreiras à implementação de programas contínuos de formação de professores, como: restrições de recursos, falta de articulação entre teoria e prática e a sustentabilidade desses programas. Com isso, reitera-se que essa melhoria educacional pode promover uma força de trabalho mais informada, atrair empresas e estimular economias locais. Acrescentando-se que, a formação continuada de professores contribui para a melhoria da qualidade de vida da população, ao garantir o acesso à educação e promover o desenvolvimento social. Portanto, o investimento na formação continuada — que seja contínua, contextualizada e participativa — é essencial para que os municípios de pequeno porte possam alcançar seu pleno potencial de progresso, visto que professores capacitados inspiram alunos a se tornarem cidadãos engajados. Assim, o estudo busca fornecer análises de como as políticas educacionais, adaptadas para aprimorar as habilidades dos professores, podem desempenhar um papel central na promoção do desenvolvimento endógeno em pequenos municípios com recursos limitados na Bahia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID4977_TB254_05022025092904.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELINE SAMPAIO SCHRAMM MOTA" "autor_nome_curto" => "JAQUELINE" "autor_email" => "jaquelineschramm@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO (UNIJORGE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129210 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 254 "inscrito_id" => 4977 "titulo" => "ANÁLISE DO INVESTIMENTO EM FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES E OS IMPACTOS PARA O DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO EM PEQUENOS MUNICÍPIOS NA BAHIA" "resumo" => "Os investimentos na formação docente em pequenos municípios, particularmente em regiões como a Bahia, desempenham um papel fundamental na melhoria educacional e no desenvolvimento endógeno, onde, as disparidades educacionais podem influenciar o crescimento socioeconômico. Nesse sentido, este estudo se concentra em explorar a relação entre investimentos em formação continuada de professores e o desenvolvimento endógeno. Para sua realização, utilizou-se uma abordagem de métodos mistos, a princípio foi conduzida uma análise quantitativa de dados de investimento educacional e indicadores de desenvolvimento de pequenos municípios da Bahia, e por fim, para uma visão qualitativa mais profunda, foram realizadas revisões bibliográficas de teóricos como: Freire (1996), Saviani (1985), Fonseca (2021) e Sen (2000). Como resultados, o estudo evidenciou que a formação continuada amplia a capacidade dos docentes de agirem como catalisadores do desenvolvimento endógeno, impactando positivamente na comunidade. Além disso, foram identificadas barreiras à implementação de programas contínuos de formação de professores, como: restrições de recursos, falta de articulação entre teoria e prática e a sustentabilidade desses programas. Com isso, reitera-se que essa melhoria educacional pode promover uma força de trabalho mais informada, atrair empresas e estimular economias locais. Acrescentando-se que, a formação continuada de professores contribui para a melhoria da qualidade de vida da população, ao garantir o acesso à educação e promover o desenvolvimento social. Portanto, o investimento na formação continuada — que seja contínua, contextualizada e participativa — é essencial para que os municípios de pequeno porte possam alcançar seu pleno potencial de progresso, visto que professores capacitados inspiram alunos a se tornarem cidadãos engajados. Assim, o estudo busca fornecer análises de como as políticas educacionais, adaptadas para aprimorar as habilidades dos professores, podem desempenhar um papel central na promoção do desenvolvimento endógeno em pequenos municípios com recursos limitados na Bahia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID4977_TB254_05022025092904.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELINE SAMPAIO SCHRAMM MOTA" "autor_nome_curto" => "JAQUELINE" "autor_email" => "jaquelineschramm@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO (UNIJORGE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }