Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INTEGRAÇÃO DA COMPUTAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: RELATO DE UMA PESQUISA-AÇÃO COM ESTUDANTES DO 5º ANO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho relata uma pesquisa-ação realizada em uma escola municipal de Coari/AM que teve como objetivo investigar a aplicação da Computação como ferramenta pedagógica no Ensino Fundamental I, especificamente no 5º ano. A intervenção envolveu a aplicação de questionários, aulas teóricas e práticas utilizando Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e metodologias ativas. Foram desenvolvidas atividades práticas como introdução ao Pacote Office, programação em blocos, robótica educacional e realidade virtual. A participação dos estudantes demonstrou um aumento significativo no engajamento e na motivação para o aprendizado. Os dados coletados indicaram que, antes da intervenção, 49,2% dos estudantes nunca haviam utilizado os computadores da escola em atividades educativas. Após a implementação das práticas pedagógicas, 87,3% dos estudantes relataram que aprender com o suporte do computador tornou as aulas mais dinâmicas e interessantes, aguçando seu interesse e curiosidade pelo conhecimento. Os professores também reconheceram os benefícios da Computação no ensino, apontando a facilidade na compreensão de conceitos complexos e a preparação dos estudantes para o mundo digital como aspectos fundamentais. No entanto, a pesquisa revelou desafios estruturais, como a necessidade de infraestrutura adequada e formação docente especializada para o uso efetivo das TDICs. Os resultados evidenciam a importância da inclusão da Computação no currículo escolar, não apenas como um suporte tecnológico, mas como um meio de desenvolver habilidades cognitivas e criativas nos estudantes. A intervenção demonstrou que a Computação pode tornar a aprendizagem mais significativa, promovendo a autonomia dos estudantes e incentivando-os a solucionarem problemas por meio do pensamento computacional. Este estudo reforça a necessidade de políticas educacionais voltadas para a implementação sistemática das TDICs, garantindo o acesso equitativo à tecnologia e preparando os estudantes para os desafios da sociedade digital.

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