Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: CURRÍCULO E PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O processo didático-pedagógico na primeira etapa da educação básica brasileira, perpassa a uma reflexão acerca do papel do coordenador pedagógico. Esse que por sua vez transita pela cultura pedagógica nas relações entre o ensino e a aprendizagem no interior da instituição de ensino, e no gerenciamento da demanda curricular e do planejamento da Educação Infantil no cenário escolar, propiciando a equidade nessa instituição como um elemento que contribui para a aprendizagem das crianças. Assim sendo, este estudo, tem como objetivo investigar o papel do coordenador pedagógico da Educação Infantil, no município de Carpina-PE, a partir da mediação no planejamento e na implementação de um currículo sobre o eixo que transita no respeito às especificidades das crianças, promovendo experiências à aprendizagem significativa teorizida pela a LDB (Lei 9394/96); Freire (1992); Fonseca (2001); Salvador (2012); Orsolon (2003); Sousa (2020). O caminho metodológico se deu por meio de um estudo de caso Yin (2005) com enfoque qualitativo Minayo (2011); Sampieri (2013), utilizamos a entrevista semiestruturada como método de coleta de dados tendo como sujeitos voluntários, duas professoras da Educação Infantil e uma coordenadora pedagógica. Os resultados do presente estudo indicam que como ator social, agente mediador e problematizador, o coordenador pedagógico se apresenta nessas dimensões como fator primordial para o processo ensino e aprendizagem da Educação Infantil.

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