A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA FORMAÇÃO DE LEITORES NA EMEIF “RAIMUNDA AMARAL”
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129379 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 482 "inscrito_id" => 2001 "titulo" => "A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA FORMAÇÃO DE LEITORES NA EMEIF “RAIMUNDA AMARAL”" "resumo" => "Este trabalho foi desenvolvido a partir da disciplina de estágio supervisionado obrigatório, na qual o mesma tem por finalidade envolver o aluno na realidade que será vivenciada no cotidiano do futuro professor.Durante a realização das atividades na EMEIF Raimunda do Amaral, que está localizada na vila do Apeú, município de Castanhal PA, a leitura do Projeto Politico Pedagógico trouxe a possibilidade de conhecimento dos projetos de incentivo à leitura na educação infantil dos anos iniciais, desenvolvidos na escola. O objetivo deste resumo é demonstrar a importância de atividades que envolvam as crianças com o mundo letrado, a partir do reconto de histórias infantis, desenvolvendo habilidades que auxiliam a fala, escuta e o repertório linguístico. Utilizando fantoches e diversos materiais, criando significados, aguçando a criatividade e a autonomia dos indivíduos. É perceptível que essa não é a realidade de muitas escolas no Brasil, e segundo Costa et al. (p.134, 2007), […] A literatura, assim como qualquer outra arte, propõe emancipação. Desta maneira, estas atividades de incentivo a leitura, possibilitam possiveis inspiração para o gosto pela leitura desde a educação infantil, aproximando as crianças a leitura de diferentes gêneros textuais. Pois, de certa forma, em muitos casos, não é utilizada como uma ferramenta auxiliadora no desenvolvimento cognitivo dos educandos que estão em processo de formação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID2001_TB482_20022025224302.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÍVIA MARIA FERREIRA DA FONSECA" "autor_nome_curto" => "LÍVIA MARIA" "autor_email" => "liviamarialima2014@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129379 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 482 "inscrito_id" => 2001 "titulo" => "A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA FORMAÇÃO DE LEITORES NA EMEIF “RAIMUNDA AMARAL”" "resumo" => "Este trabalho foi desenvolvido a partir da disciplina de estágio supervisionado obrigatório, na qual o mesma tem por finalidade envolver o aluno na realidade que será vivenciada no cotidiano do futuro professor.Durante a realização das atividades na EMEIF Raimunda do Amaral, que está localizada na vila do Apeú, município de Castanhal PA, a leitura do Projeto Politico Pedagógico trouxe a possibilidade de conhecimento dos projetos de incentivo à leitura na educação infantil dos anos iniciais, desenvolvidos na escola. O objetivo deste resumo é demonstrar a importância de atividades que envolvam as crianças com o mundo letrado, a partir do reconto de histórias infantis, desenvolvendo habilidades que auxiliam a fala, escuta e o repertório linguístico. Utilizando fantoches e diversos materiais, criando significados, aguçando a criatividade e a autonomia dos indivíduos. É perceptível que essa não é a realidade de muitas escolas no Brasil, e segundo Costa et al. (p.134, 2007), […] A literatura, assim como qualquer outra arte, propõe emancipação. Desta maneira, estas atividades de incentivo a leitura, possibilitam possiveis inspiração para o gosto pela leitura desde a educação infantil, aproximando as crianças a leitura de diferentes gêneros textuais. Pois, de certa forma, em muitos casos, não é utilizada como uma ferramenta auxiliadora no desenvolvimento cognitivo dos educandos que estão em processo de formação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID2001_TB482_20022025224302.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÍVIA MARIA FERREIRA DA FONSECA" "autor_nome_curto" => "LÍVIA MARIA" "autor_email" => "liviamarialima2014@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }