Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRAVES PARA O ACESSO À EDUCAÇÃO DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DA ILHA SÃO VICENTE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A educação quilombola enfrenta desafios que comprometem o ensino de crianças e adultos. Essas dificuldades estão relacionadas a fatores como a falta de apoio estatal, conflitos sociais e territoriais e a dificuldade de deslocamento, contribuindo para o aumento da evasão escolar. Diante desse problema, este trabalho apresenta uma reflexão sobre a dificuldade da Comunidade Quilombola para o acesso a uma educação de qualidade, que é um instrumento essencial para formar cidadãos. Ao realizar o Projeto de Iniciação à Extensão (PIBIEX) “Aulas de reforço na Comunidade Quilombola da Ilha São Vicente”, financiado pela UNITINS, entre o período de setembro de 2024 até os dias de hoje, foi possível observar as dificuldades que serão abordadas neste estudo. Outrossim, é importante refletir sobre a existência de grupos esquecidos em um país marcado pela diversidade étnica e cultural, especialmente no contexto da educação quilombola da Ilha São Vicente. A metodologia utilizada para a escrita deste trabalho é bibliográfica, e será embasada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, bem como pelas teorias dos autores Mantoan (2003), Miranda (2012) e Roth (2008). Esta pesquisa tem como objetivos: 1) examinar os principais entraves que impossibilitam o acesso da comunidade à educação, contribuindo para a construção de um sistema educacional mais justo e equitativo, destacando a importância do pertencimento destes alunos e de toda a comunidade; 2) evidenciar que a exclusão não ocorre somente no ambiente escolar. Portanto, esta pesquisa demonstra a importância de compreender e enfrentar os desafios da educação quilombola, contribuindo para a valorização e o respeito à diversidade cultural.

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