Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DE EXTENÇÃO “VEM QUE EU TE ENSINO: RECOMPONDO APRENDIZAGENS”

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 129529
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 712
    "inscrito_id" => 6932
    "titulo" => "O PAPEL DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DE EXTENÇÃO “VEM QUE EU TE ENSINO: RECOMPONDO APRENDIZAGENS”"
    "resumo" => "Este artigo investiga o impacto das atividades extensionistas na formação inicial de Pedagogos, considerando a natureza da razão prática no percurso formativo desse profissional (Houssaye, 2004). O estudo tem como objetivo analisar as contribuições do projeto de extensão "Vem que eu te ensino: Recompondo Aprendizagens" para o desenvolvimento teórico-prático e crítico-reflexivo dos licenciandos do curso de Pedagogia da Universidades Estadual do Ceará. Adota uma abordagem qualitativa, com análise narrativa e interpretativa, utilizando diários de campo e entrevistas semiestruturadas como instrumentos de coleta de dados. A análise de conteúdo (Bardin, 2020) foi empregada para identificar categorias emergentes nas percepções dos participantes. Os resultados apontam para quatro principais eixos: a articulação entre teoria e prática na formação de pedagogos, permitindo reflexões sobre a realidade escolar; o desenvolvimento crítico-reflexivo, evidenciando como os licenciandos ressignificam conceitos pedagógicos; as aprendizagens e desafios enfrentados durante a experiência extensionista; e o impacto da extensão na construção da identidade docente. A pesquisa contribui para a valorização da extensão como elemento essencial na formação docente, evidenciando seu papel na articulação entre ensino e pesquisa e na promoção de uma formação mais crítica e significativa. Além disso, sugere caminhos para uma maior integração entre essas dimensões no ensino superior."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID6932_TB712_01032025172023.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO WHERBTY RIBEIRO NOGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "WHERBTY"
    "autor_email" => "wherbty.nogueira@uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 129529
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 712
    "inscrito_id" => 6932
    "titulo" => "O PAPEL DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DE EXTENÇÃO “VEM QUE EU TE ENSINO: RECOMPONDO APRENDIZAGENS”"
    "resumo" => "Este artigo investiga o impacto das atividades extensionistas na formação inicial de Pedagogos, considerando a natureza da razão prática no percurso formativo desse profissional (Houssaye, 2004). O estudo tem como objetivo analisar as contribuições do projeto de extensão "Vem que eu te ensino: Recompondo Aprendizagens" para o desenvolvimento teórico-prático e crítico-reflexivo dos licenciandos do curso de Pedagogia da Universidades Estadual do Ceará. Adota uma abordagem qualitativa, com análise narrativa e interpretativa, utilizando diários de campo e entrevistas semiestruturadas como instrumentos de coleta de dados. A análise de conteúdo (Bardin, 2020) foi empregada para identificar categorias emergentes nas percepções dos participantes. Os resultados apontam para quatro principais eixos: a articulação entre teoria e prática na formação de pedagogos, permitindo reflexões sobre a realidade escolar; o desenvolvimento crítico-reflexivo, evidenciando como os licenciandos ressignificam conceitos pedagógicos; as aprendizagens e desafios enfrentados durante a experiência extensionista; e o impacto da extensão na construção da identidade docente. A pesquisa contribui para a valorização da extensão como elemento essencial na formação docente, evidenciando seu papel na articulação entre ensino e pesquisa e na promoção de uma formação mais crítica e significativa. Além disso, sugere caminhos para uma maior integração entre essas dimensões no ensino superior."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID6932_TB712_01032025172023.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO WHERBTY RIBEIRO NOGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "WHERBTY"
    "autor_email" => "wherbty.nogueira@uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo investiga o impacto das atividades extensionistas na formação inicial de Pedagogos, considerando a natureza da razão prática no percurso formativo desse profissional (Houssaye, 2004). O estudo tem como objetivo analisar as contribuições do projeto de extensão "Vem que eu te ensino: Recompondo Aprendizagens" para o desenvolvimento teórico-prático e crítico-reflexivo dos licenciandos do curso de Pedagogia da Universidades Estadual do Ceará. Adota uma abordagem qualitativa, com análise narrativa e interpretativa, utilizando diários de campo e entrevistas semiestruturadas como instrumentos de coleta de dados. A análise de conteúdo (Bardin, 2020) foi empregada para identificar categorias emergentes nas percepções dos participantes. Os resultados apontam para quatro principais eixos: a articulação entre teoria e prática na formação de pedagogos, permitindo reflexões sobre a realidade escolar; o desenvolvimento crítico-reflexivo, evidenciando como os licenciandos ressignificam conceitos pedagógicos; as aprendizagens e desafios enfrentados durante a experiência extensionista; e o impacto da extensão na construção da identidade docente. A pesquisa contribui para a valorização da extensão como elemento essencial na formação docente, evidenciando seu papel na articulação entre ensino e pesquisa e na promoção de uma formação mais crítica e significativa. Além disso, sugere caminhos para uma maior integração entre essas dimensões no ensino superior.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.