O USO DO PODCAST COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129543 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 729 "inscrito_id" => 299 "titulo" => "O USO DO PODCAST COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este artigo investiga o uso do podcast como ferramenta pedagógica nas aulas de Língua Portuguesa dos anos finais do ensino fundamental, destacando suas possibilidades e desafios. A pesquisa baseia-se na experiência do projeto “Podcast Voz da Aldeia: a valorização e propagação de histórias e saberes ancestrais”, desenvolvido no âmbito do Programa de Iniciação à Extensão (PIBIEX), financiado pela Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Parte-se do pressuposto de que os podcasts, enquanto mídia acessível e versátil, podem promover o desenvolvimento de competências linguísticas, como escuta, compreensão e produção, além de contribuir para a preservação e disseminação de saberes tradicionais. A metodologia adotada é de caráter descritivo, combinando pesquisa bibliográfica, com consulta a livros e artigos científicos, e observações práticas realizadas durante a execução do projeto. O referencial teórico inclui obras de Bonini, Darcy Ribeiro, Pierre Lévy e outros mais. Os resultados preliminares indicam que o uso de podcasts pode facilitar a integração entre cultura, linguagem e tecnologia, embora desafios como a necessidade de infraestrutura e a falta de familiaridade e acesso dos estudantes às ferramentas necessárias para as atividades ainda persistam. Conclui-se que essa ferramenta representa uma alternativa inovadora para o ensino de Língua Portuguesa, especialmente em contextos que valorizam a diversidade cultural e a oralidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID299_TB729_02032025135230.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA MENDES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "amandamendes@unitins.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO TOCANTINS (UNITINS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129543 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 729 "inscrito_id" => 299 "titulo" => "O USO DO PODCAST COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este artigo investiga o uso do podcast como ferramenta pedagógica nas aulas de Língua Portuguesa dos anos finais do ensino fundamental, destacando suas possibilidades e desafios. A pesquisa baseia-se na experiência do projeto “Podcast Voz da Aldeia: a valorização e propagação de histórias e saberes ancestrais”, desenvolvido no âmbito do Programa de Iniciação à Extensão (PIBIEX), financiado pela Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Parte-se do pressuposto de que os podcasts, enquanto mídia acessível e versátil, podem promover o desenvolvimento de competências linguísticas, como escuta, compreensão e produção, além de contribuir para a preservação e disseminação de saberes tradicionais. A metodologia adotada é de caráter descritivo, combinando pesquisa bibliográfica, com consulta a livros e artigos científicos, e observações práticas realizadas durante a execução do projeto. O referencial teórico inclui obras de Bonini, Darcy Ribeiro, Pierre Lévy e outros mais. Os resultados preliminares indicam que o uso de podcasts pode facilitar a integração entre cultura, linguagem e tecnologia, embora desafios como a necessidade de infraestrutura e a falta de familiaridade e acesso dos estudantes às ferramentas necessárias para as atividades ainda persistam. Conclui-se que essa ferramenta representa uma alternativa inovadora para o ensino de Língua Portuguesa, especialmente em contextos que valorizam a diversidade cultural e a oralidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID299_TB729_02032025135230.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA MENDES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "amandamendes@unitins.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO TOCANTINS (UNITINS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }