ALÉM DOS LIMITES: FORMANDO CARREIRAS EQUITATIVAS E TRANSFORMADORAS PARA OS JOVENS DO ENSINO MÉDIO.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129544 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 731 "inscrito_id" => 7373 "titulo" => "ALÉM DOS LIMITES: FORMANDO CARREIRAS EQUITATIVAS E TRANSFORMADORAS PARA OS JOVENS DO ENSINO MÉDIO." "resumo" => "O presente estudo explora a formação do jovem no ensino médio para o mercado de trabalho. Foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar aos estudantes uma vivência prática nas profissões que desejam seguir. Tendo em vista que a inserção dos jovens no mercado de trabalho é um desafio contemporâneo que exige estratégias inovadoras e inclusivas. Para tanto foi necessário criar oportunidades para todos os alunos, independentemente de seu gênero: promover um ambiente educacional inclusivo e preparar os jovens para um futuro profissional mais igualitário. Realizou-se assim um levantamento de interesses e habilidades através de um questionário para identificar os interesses profissionais dos alunos, suas habilidades e suas percepções sobre estereótipos de gênero em diferentes profissões, cujos os dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa. Esse levantamento permitiu uma personalização das seguintes atividades; palestras, exploração de carreiras, agendamento de visitas as empresas, laboratórios e instituições. Diante disso verificou-se, que os estudantes se tornaram mais engajados e dispostos a explorar novas oportunidades, permitiu que os jovens visualizassem de forma concreta o que era necessário para ingressar nas profissões de seu interesse, oferecendo-lhes insights valiosos sobre as habilidades técnicas e comportamentais exigidas. Essa experiência prática também permitiu que os alunos compreendessem a dinâmica do ambiente corporativo, a importância da comunicação e do trabalho em equipe, e o impacto da tecnologia nas transformações das profissões. Os quais permitiram à seguinte conclusão: a integração de atividades práticas e discussões sobre igualdade de gênero e mercado de trabalho, alinhadas aos interesses e habilidades dos alunos, representa uma estratégia eficaz para a preparação dos jovens para o mundo profissional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID7373_TB731_02032025144541.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE DE OLIVEIRA VITO" "autor_nome_curto" => "CRISTIANE" "autor_email" => "crisvitooliver@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129544 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 731 "inscrito_id" => 7373 "titulo" => "ALÉM DOS LIMITES: FORMANDO CARREIRAS EQUITATIVAS E TRANSFORMADORAS PARA OS JOVENS DO ENSINO MÉDIO." "resumo" => "O presente estudo explora a formação do jovem no ensino médio para o mercado de trabalho. Foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar aos estudantes uma vivência prática nas profissões que desejam seguir. Tendo em vista que a inserção dos jovens no mercado de trabalho é um desafio contemporâneo que exige estratégias inovadoras e inclusivas. Para tanto foi necessário criar oportunidades para todos os alunos, independentemente de seu gênero: promover um ambiente educacional inclusivo e preparar os jovens para um futuro profissional mais igualitário. Realizou-se assim um levantamento de interesses e habilidades através de um questionário para identificar os interesses profissionais dos alunos, suas habilidades e suas percepções sobre estereótipos de gênero em diferentes profissões, cujos os dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa. Esse levantamento permitiu uma personalização das seguintes atividades; palestras, exploração de carreiras, agendamento de visitas as empresas, laboratórios e instituições. Diante disso verificou-se, que os estudantes se tornaram mais engajados e dispostos a explorar novas oportunidades, permitiu que os jovens visualizassem de forma concreta o que era necessário para ingressar nas profissões de seu interesse, oferecendo-lhes insights valiosos sobre as habilidades técnicas e comportamentais exigidas. Essa experiência prática também permitiu que os alunos compreendessem a dinâmica do ambiente corporativo, a importância da comunicação e do trabalho em equipe, e o impacto da tecnologia nas transformações das profissões. Os quais permitiram à seguinte conclusão: a integração de atividades práticas e discussões sobre igualdade de gênero e mercado de trabalho, alinhadas aos interesses e habilidades dos alunos, representa uma estratégia eficaz para a preparação dos jovens para o mundo profissional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID7373_TB731_02032025144541.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE DE OLIVEIRA VITO" "autor_nome_curto" => "CRISTIANE" "autor_email" => "crisvitooliver@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }