ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL: PRINCIPAIS CONCEITOS, MARCOS HISTÓRICOS, ATUAÇÃO PROFISSIONAL E A IMPORTÂNCIA DO/A ORIENTADOR/A EDUCACIONAL NA CONTEMPORANEIDADE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129545 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 732 "inscrito_id" => 6444 "titulo" => "ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL: PRINCIPAIS CONCEITOS, MARCOS HISTÓRICOS, ATUAÇÃO PROFISSIONAL E A IMPORTÂNCIA DO/A ORIENTADOR/A EDUCACIONAL NA CONTEMPORANEIDADE" "resumo" => "O presente artigo derivou-se de uma pesquisa que visou aprofundar estudos na área da Educação, bem como para atender ao requisito parcial do curso de Pós-Graduação – Latu Sensu em Orientação Educacional, da Faculdade da Região Serrana – FARESE, teve como objetivo geral abordar quais os principais conceitos e marcos históricos da Orientação Educacional e suas atuações profissionais, desdobrando-se nos objetivos específicos que foram: a) Compreender/sintetizar o trabalho/atuação do/a profissional deste campo de atuação; b) Compreender/sintetizar a importância do/a orientador/a educacional nos espaços escolares. Para que isso fosse possível foi realizada uma pesquisa bibliográfica e exploratória pautada metodologicamente em Pronadov (2013) e teoricamente em Sanches (1999), Oliveira (2010), Grinspun (2011 e 2014), Saviani (2013), Porto (2009), bem como em documentos contemporâneos e norteadores para a área da Educação como Brasil (2018) e Distrito Federal (2019), resultando então na compreensão e sistematização acerca dos principais conceitos e marcos históricos da Orientação Educacional e suas atuações profissionais, desdobrando-se na contextualização e sistematização das características e conceitos da Orientação Educacional nas diferentes etapas e modalidades de ensino para atuação do/a Orientador/a Educacional: Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como as ações a serem desenvolvidas por este/a profissional e, por fim, foi possível tecer apontamentos acerca a importância desta/e profissional nos espaços escolares na contemporaneidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID6444_TB732_02032025152101.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MOIRA RIROCA DA SILVA E SILVA" "autor_nome_curto" => "MOIRA" "autor_email" => "moira.faed@hotmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129545 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 732 "inscrito_id" => 6444 "titulo" => "ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL: PRINCIPAIS CONCEITOS, MARCOS HISTÓRICOS, ATUAÇÃO PROFISSIONAL E A IMPORTÂNCIA DO/A ORIENTADOR/A EDUCACIONAL NA CONTEMPORANEIDADE" "resumo" => "O presente artigo derivou-se de uma pesquisa que visou aprofundar estudos na área da Educação, bem como para atender ao requisito parcial do curso de Pós-Graduação – Latu Sensu em Orientação Educacional, da Faculdade da Região Serrana – FARESE, teve como objetivo geral abordar quais os principais conceitos e marcos históricos da Orientação Educacional e suas atuações profissionais, desdobrando-se nos objetivos específicos que foram: a) Compreender/sintetizar o trabalho/atuação do/a profissional deste campo de atuação; b) Compreender/sintetizar a importância do/a orientador/a educacional nos espaços escolares. Para que isso fosse possível foi realizada uma pesquisa bibliográfica e exploratória pautada metodologicamente em Pronadov (2013) e teoricamente em Sanches (1999), Oliveira (2010), Grinspun (2011 e 2014), Saviani (2013), Porto (2009), bem como em documentos contemporâneos e norteadores para a área da Educação como Brasil (2018) e Distrito Federal (2019), resultando então na compreensão e sistematização acerca dos principais conceitos e marcos históricos da Orientação Educacional e suas atuações profissionais, desdobrando-se na contextualização e sistematização das características e conceitos da Orientação Educacional nas diferentes etapas e modalidades de ensino para atuação do/a Orientador/a Educacional: Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como as ações a serem desenvolvidas por este/a profissional e, por fim, foi possível tecer apontamentos acerca a importância desta/e profissional nos espaços escolares na contemporaneidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID6444_TB732_02032025152101.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MOIRA RIROCA DA SILVA E SILVA" "autor_nome_curto" => "MOIRA" "autor_email" => "moira.faed@hotmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }