Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÉTICA, RAÇA E EDUCAÇÃO.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este resumo trata-se do trabalho de conclusão de curso que será apresentado à Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro como requisito parcial a obtenção da licenciatura em Pedagogia, desenvolvida sob a orientação da professora doutora Maria Alice Rezende Gonçalves tendo como objetivo geral promover a representatividade e a valorização da autoestima de meninas e meninos negros dentro da Educação básica de ensino. Essa pesquisa se desdobra ao entender como a relação da aparência, imagem e autoestima da população negra é deslegitimada, complexa e profundamente influenciada por fatores socioculturais, históricos e estéticos, frequentemente moldada por uma construção social que desvaloriza características físicas associadas à negritude afetando o psicológico dessa população, referindo-se também a crianças negras que têm suas vidas impactadas ao se deparar com situações cotidianas onde a inferiorização se torna natural até mesmo durante o processo educacional, uma das fases mais importantes na formação de um cidadão pois conseguem ter o desenvolvimento político e econômico, libertando uma consciência crítica. Com isso, é de suma importância que durante esse processo sejam abordados problemas sociais que ainda são velados pela sociedade, como o racismo. Por essa razão a lei 10.639/2003 tornou obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental ao ensino médio. Essa legislação propõe novas diretrizes curriculares para o estudo da história e cultura afro-brasileira trazendo o reconhecimento étnico-racial presente na sociedade brasileira, combatendo o racismo e a discriminação através da educação. Atualmente essa pesquisa encontra-se em andamento com uma metodologia de levantamento bibliográfico e documental priorizando obras escritas que aprofundem o tema citado e dados oficiais, relatando como as escolas da educação básica trabalham a auto-imagem de crianças e adolescentes negros através da lei 10639/2003.

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