Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CULTURA DIGITAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE SEUS IMPACTOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O uso do aparelho celular na educação tem gerado intensos debates sobre os desafios enfrentados no processo de ensino-aprendizagem. Diante dessas preocupações, foi sancionada a Lei n.º 15.100/2025, que restringe o uso do smartphone em sala de aula, permitindo sua utilização apenas em situações pedagógicas ou de inclusão digital. No contexto dessa regulamentação, esta pesquisa se insere como parte de um estudo mais amplo que investiga os impactos dessa legislação no ensino. Para embasar essa discussão, propõe-se uma revisão da literatura sobre cultura digital e ensino, buscando compreender a relação entre as novas tecnologias e os processos de ensino-aprendizagem. Diante disso, surge a seguinte problemática: como a literatura acadêmica tem abordado a relação entre cultura digital e os processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica? A fim de explorar esta questão, o objetivo geral deste trabalho é analisar as principais contribuições da literatura acadêmica acerca da cultura digital na educação, a fim de compreender a articulação desse conceito aos processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Enquanto metodologia, este trabalho é de abordagem qualitativa e bibliográfica, uma vez que se caracteriza por ser um processo interpretativo, voltado para a análise de fenômenos sociais e educativos, considerando o contexto e os significados atribuídos pelos sujeitos teóricos (Minayo, 2001). Além disso, trata-se de uma pesquisa bibliográfica por se tratar de um estudo baseado na análise de publicações acadêmicas já existentes, com o objetivo de sistematizar e aprofundar o conhecimento sobre um determinado tema (Gil, 2008). Enquanto estrutura teórica, elenca-se alguns autores sobre o uso do celular no processo de ensino e aprendizagem como Kenski, Moran, Alarcão, Oliveira e outros estudiosos. Entre as expectativa de resultados, espera-se uma compreensão mais aprofundada dos dilemas contemporâneos relacionados ao uso de dispositivos digitais na escola.

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