EXPLORANDO A SERRA DA IBIAPABA ATRAVÉS DE AULAS DE CAMPO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129932 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1227 "inscrito_id" => 383 "titulo" => "EXPLORANDO A SERRA DA IBIAPABA ATRAVÉS DE AULAS DE CAMPO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA." "resumo" => "O presente estudo explora uma metodologia ativa aplicada ao ensino da Geografia que consiste em conectar a teoria trabalhada em sala de aula com a prática de campo no contexto local dos discentes. A proposta foi desenvolvida com o objetivo de promover um ensino mais significativo e contextualizado, utilizando aulas de campo para fortalecer a compreensão geográfica sobre a região da Ibiapaba, visto que, os livros didáticos retratam questões naturais e humanas de uma grande diversidade de lugares do planeta, sem valorizar a realidade local e identitária dos estudantes, levando-os a enxergarem a Geografia como uma disciplina desinteressante, decorativa e muito distante da sua própria realidade. Nesse sentido, foi necessário realizar aulas de campo em diferentes cidades da Serra da Ibiapaba para conhecermos as características naturais e humanas desses espaços, realizando uma reflexão sobre a importância da Geografia para a construção de um pensamento crítico acerca da realidade em que vivemos. Realizou-se assim, uma pesquisa descritiva e foram interpretados por meio da abordagem qualitativa. Diante disso, verificou-se um proeminente engajamento dos educandos nas atividades propostas, um maior interesse pelas características geográficas locais, bem como desafios positivos e negativos para realização dos trabalhos em equipe, que possibilitaram concluir que as atividades que ocorrem fora do ambiente escolar são extremamente desafiadoras, entretanto, são prazerosas e ricas em aprendizagem prática que nasce da vivência dos próprios sujeitos que podem colocar em prática todos os sentidos – visão, tato, olfato, audição e paladar – para sentir os espaços visitados de forma genuína, proporcionando uma aprendizagem mais significativa e conectada com a realidade, favorecendo o desenvolvimento integral dos indivíduos e o fortalecimento da conexão entre teoria e prática. Palavras-chave: Serra da Ibiapaba; Prática de campo; Geografia local; Metodologia ativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID383_TB1227_09032025191808.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELE MARIA DE CARVALHO SANTOS" "autor_nome_curto" => "DANIELE" "autor_email" => "dannygeo1452@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129932 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1227 "inscrito_id" => 383 "titulo" => "EXPLORANDO A SERRA DA IBIAPABA ATRAVÉS DE AULAS DE CAMPO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA." "resumo" => "O presente estudo explora uma metodologia ativa aplicada ao ensino da Geografia que consiste em conectar a teoria trabalhada em sala de aula com a prática de campo no contexto local dos discentes. A proposta foi desenvolvida com o objetivo de promover um ensino mais significativo e contextualizado, utilizando aulas de campo para fortalecer a compreensão geográfica sobre a região da Ibiapaba, visto que, os livros didáticos retratam questões naturais e humanas de uma grande diversidade de lugares do planeta, sem valorizar a realidade local e identitária dos estudantes, levando-os a enxergarem a Geografia como uma disciplina desinteressante, decorativa e muito distante da sua própria realidade. Nesse sentido, foi necessário realizar aulas de campo em diferentes cidades da Serra da Ibiapaba para conhecermos as características naturais e humanas desses espaços, realizando uma reflexão sobre a importância da Geografia para a construção de um pensamento crítico acerca da realidade em que vivemos. Realizou-se assim, uma pesquisa descritiva e foram interpretados por meio da abordagem qualitativa. Diante disso, verificou-se um proeminente engajamento dos educandos nas atividades propostas, um maior interesse pelas características geográficas locais, bem como desafios positivos e negativos para realização dos trabalhos em equipe, que possibilitaram concluir que as atividades que ocorrem fora do ambiente escolar são extremamente desafiadoras, entretanto, são prazerosas e ricas em aprendizagem prática que nasce da vivência dos próprios sujeitos que podem colocar em prática todos os sentidos – visão, tato, olfato, audição e paladar – para sentir os espaços visitados de forma genuína, proporcionando uma aprendizagem mais significativa e conectada com a realidade, favorecendo o desenvolvimento integral dos indivíduos e o fortalecimento da conexão entre teoria e prática. Palavras-chave: Serra da Ibiapaba; Prática de campo; Geografia local; Metodologia ativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID383_TB1227_09032025191808.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELE MARIA DE CARVALHO SANTOS" "autor_nome_curto" => "DANIELE" "autor_email" => "dannygeo1452@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }