Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDIZAGEM DINÂMICA: O JOGO 'PASSA OU RESPONDE' COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 129933
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1229
    "inscrito_id" => 8169
    "titulo" => "APRENDIZAGEM DINÂMICA: O JOGO 'PASSA OU RESPONDE' COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A escola enfrenta grandes desafios no século XXI a partir das mudanças sociais decorrentes da ampliação da Globalização, de forma a colocar os modos clássicos de ensino em questionamento crescentemente. O distanciamento do estudante do saber transmitido na escola e a utilização de metodologias rigidamente tradicionais trazem enormes danos ao futuro desses sujeitos, bem como ao próprio país. Na busca pelo maior engajamento dos estudantes, alternativas têm sido procuradas, dentre as quais, cresce o estudo e a aplicação da Gamificação à Educação, estratégia metodológica que basicamente envolve a utilização de mecanismos de jogos em atividades em sala de aula. A partir desses pressupostos surgiu a ideia de implantação de uma dinâmica metodológica de ‘passa ou responde’ nas aulas de Geografia do Ensino Médio do IFMT/Sinop. O jogo consistia na utilização de balões coloridos a serem passados pelos estudantes até que um deles, sem ver os colegas, solicitasse a parada da dinâmica e escolhesse uma cor de balão. O aluno que estivesse com o balão escolhido era designado para responder a uma questão. Os estudantes eram separados em dois times: meninas e meninos, e no final, o grupo com mais respostas corretas ganhava. Este artigo apresenta os resultados dessa dinâmica e foi elaborado com base em revisão bibliográfica, aplicação da dinâmica do jogo e de questionários e entrevistas com os estudantes para a análise de suas percepções sobre as atividades desenvolvidas, bem como à mensuração dos resultados obtidos. Foi possível concluir que a dinâmica estimulou a participação e aprendizado dos estudantes nos conteúdos propostos nas aulas de Geografia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID8169_TB1229_09032025192711.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO DA SILVA MELO"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO"
    "autor_email" => "thiago.melo@ifmt.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 129933
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1229
    "inscrito_id" => 8169
    "titulo" => "APRENDIZAGEM DINÂMICA: O JOGO 'PASSA OU RESPONDE' COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A escola enfrenta grandes desafios no século XXI a partir das mudanças sociais decorrentes da ampliação da Globalização, de forma a colocar os modos clássicos de ensino em questionamento crescentemente. O distanciamento do estudante do saber transmitido na escola e a utilização de metodologias rigidamente tradicionais trazem enormes danos ao futuro desses sujeitos, bem como ao próprio país. Na busca pelo maior engajamento dos estudantes, alternativas têm sido procuradas, dentre as quais, cresce o estudo e a aplicação da Gamificação à Educação, estratégia metodológica que basicamente envolve a utilização de mecanismos de jogos em atividades em sala de aula. A partir desses pressupostos surgiu a ideia de implantação de uma dinâmica metodológica de ‘passa ou responde’ nas aulas de Geografia do Ensino Médio do IFMT/Sinop. O jogo consistia na utilização de balões coloridos a serem passados pelos estudantes até que um deles, sem ver os colegas, solicitasse a parada da dinâmica e escolhesse uma cor de balão. O aluno que estivesse com o balão escolhido era designado para responder a uma questão. Os estudantes eram separados em dois times: meninas e meninos, e no final, o grupo com mais respostas corretas ganhava. Este artigo apresenta os resultados dessa dinâmica e foi elaborado com base em revisão bibliográfica, aplicação da dinâmica do jogo e de questionários e entrevistas com os estudantes para a análise de suas percepções sobre as atividades desenvolvidas, bem como à mensuração dos resultados obtidos. Foi possível concluir que a dinâmica estimulou a participação e aprendizado dos estudantes nos conteúdos propostos nas aulas de Geografia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID8169_TB1229_09032025192711.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO DA SILVA MELO"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO"
    "autor_email" => "thiago.melo@ifmt.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A escola enfrenta grandes desafios no século XXI a partir das mudanças sociais decorrentes da ampliação da Globalização, de forma a colocar os modos clássicos de ensino em questionamento crescentemente. O distanciamento do estudante do saber transmitido na escola e a utilização de metodologias rigidamente tradicionais trazem enormes danos ao futuro desses sujeitos, bem como ao próprio país. Na busca pelo maior engajamento dos estudantes, alternativas têm sido procuradas, dentre as quais, cresce o estudo e a aplicação da Gamificação à Educação, estratégia metodológica que basicamente envolve a utilização de mecanismos de jogos em atividades em sala de aula. A partir desses pressupostos surgiu a ideia de implantação de uma dinâmica metodológica de ‘passa ou responde’ nas aulas de Geografia do Ensino Médio do IFMT/Sinop. O jogo consistia na utilização de balões coloridos a serem passados pelos estudantes até que um deles, sem ver os colegas, solicitasse a parada da dinâmica e escolhesse uma cor de balão. O aluno que estivesse com o balão escolhido era designado para responder a uma questão. Os estudantes eram separados em dois times: meninas e meninos, e no final, o grupo com mais respostas corretas ganhava. Este artigo apresenta os resultados dessa dinâmica e foi elaborado com base em revisão bibliográfica, aplicação da dinâmica do jogo e de questionários e entrevistas com os estudantes para a análise de suas percepções sobre as atividades desenvolvidas, bem como à mensuração dos resultados obtidos. Foi possível concluir que a dinâmica estimulou a participação e aprendizado dos estudantes nos conteúdos propostos nas aulas de Geografia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.