Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SIMULAÇÃO DO PHET: REFLEXÃO E REFRAÇÃO DA LUZ NO ENSINO DE ÓPTICA NO ENSINO REMOTO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta o uso de simulações PhET como recurso didático para o ensino de reflexão e refração da luz no contexto. A proposta busca promover a construção do conhecimento, permitindo que os estudantes explorem os fenômenos ópticos por meio de atividades investigativas e experimentais. Nesta perspectiva, utilizou a simulação “Refração e Reflexão da Luz” do PhET para facilitar a visualização dos conceitos, possibilitando a manipulação de variáveis como ângulo de incidência e índice de refração associando aos conceitos matemáticos. A atividade foi desenvolvida na escola estadual no município de Assu/RN na 2ª série do ensino médio de forma remota com duas turmas como 45 estudantes cada. A metodologia adotada envolveu três etapas: introdução teórica com um questionário diagnostica e, em seguida exploração da simulação e por fim discussão dos resultados. Os estudantes puderam formular hipóteses, testar diferentes cenários e analisar os efeitos das mudanças nos parâmetros da simulação. A partir do roteiro experimental permitiu as interações no ambiente virtual de aprendizagem. A experiência mostrou que o uso dessa ferramenta potencializa o engajamento dos estudantes e favorece a construção do conhecimento por meio da experimentação virtual. Quando empregada à experimentação problematizadora nas aulas de física funciona com parte complementar dos momentos da sequencias didática desenvolvida para aplicação da atividade. Os resultados indicam que as simulações PhET são dinâmicas para o ensino de óptica, especialmente quando integradas a abordagens investigativas. As informações presentes nos relatórios confeccionados online pelos grupos envolveram uma sequência de ações problematizadoras e investigativa as diferentes soluções para resolução dos conteúdos propostos. Assim, a interatividade proporcionada pelo ambiente virtual amplia a compreensão dos fenômenos ópticos e reforça a conexão entre teoria e prática. Como isso, os estudantes participaram ativamente das aplicações das atividades investigativas no laboratório virtual, como as instruções do simulador que envolveu uma sequência de ações, procurando investigar as diferentes soluções para resolução do conteúdo abordado. Dessa forma, a utilização de tecnologias educacionais, como as simulações interativas, representa uma estratégia inovadora para o Ensino de Ciências.

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