HORIZONTE COMO TERRITÓRIO EDUCATIVO: A COMUNIDADE QUILOMBOLA DE ALTO ALEGRE E O SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130038 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1380 "inscrito_id" => 6030 "titulo" => "HORIZONTE COMO TERRITÓRIO EDUCATIVO: A COMUNIDADE QUILOMBOLA DE ALTO ALEGRE E O SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO" "resumo" => "Horizonte, município do Ceará, consolida-se como uma Cidade Educadora, promovendo a aprendizagem para além dos espaços formais e reconhecendo a importância dos territórios educativos na formação integral dos indivíduos. Dentro desse contexto, a Comunidade Quilombola de Alto Alegre se destaca como um espaço de resistência, cultura e educação, fortalecendo o sentimento de pertencimento de seus moradores e articulando saberes ancestrais com práticas contemporâneas. Com mais de um século de existência e reconhecida pela Fundação Palmares, Alto Alegre preserva tradições como a arte do bordado, um símbolo de identidade e autonomia para a comunidade. Iniciativas como o Projeto "Bordando Memórias", que integra a tradição do bordado à tecnologia digital, e a Casa de Aprender do Coletivo Bordando Resistência, onde o bordado se torna ferramenta de emancipação, exemplificam a riqueza educativa desse território. O Centro Cultural Quilombola Negro Cazuza desempenha um papel central ao reunir a história da comunidade, oferecer cursos profissionalizantes em arte e cultura, e fortalecer a consciência racial. Além disso, a Associação dos Remanescentes de Quilombos de Alto Alegre e Adjacências (Arqua), em parceria com a Prefeitura de Horizonte, promove ações de desenvolvimento sustentável e fortalecimento comunitário. Os espaços educativos se multiplicam pela comunidade, evidenciando sua vocação como território educador. As instituições de ensino – como as escolas Olímpio Nogueira, Fernando Augusto, CEI Maria José e Antônia Ramalho (segunda escola de tempo integral quilombola do Ceará) – reforçam o papel da educação formal, enquanto equipamentos como a Casa de Mel, promovendo apicultura e segurança alimentar, e a Areninha, espaço de convivência esportiva, ampliam o aprendizado para além da sala de aula. O Memorial Quilombola, porta de entrada da comunidade, e o Espaço Viva, com atividades culturais e esportivas, consolidam Alto Alegre como um local onde a educação se entrelaça com a vida cotidiana. Nesse contexto, Horizonte reafirma seu compromisso com a educação como eixo central de desenvolvimento, alinhando-se aos princípios das Cidades Educadoras ao reconhecer e potencializar os territórios educativos. A experiência de Alto Alegre evidencia como a valorização da história, da cultura e das práticas comunitárias fortalece o pertencimento e impulsiona o desenvolvimento social, servindo como referência para outras iniciativas no campo da educação e inclusão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID6030_TB1380_10032025132822.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA CRISTIANE CASTRO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "CRIS CASTRO" "autor_email" => "criscastro2912@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130038 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1380 "inscrito_id" => 6030 "titulo" => "HORIZONTE COMO TERRITÓRIO EDUCATIVO: A COMUNIDADE QUILOMBOLA DE ALTO ALEGRE E O SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO" "resumo" => "Horizonte, município do Ceará, consolida-se como uma Cidade Educadora, promovendo a aprendizagem para além dos espaços formais e reconhecendo a importância dos territórios educativos na formação integral dos indivíduos. Dentro desse contexto, a Comunidade Quilombola de Alto Alegre se destaca como um espaço de resistência, cultura e educação, fortalecendo o sentimento de pertencimento de seus moradores e articulando saberes ancestrais com práticas contemporâneas. Com mais de um século de existência e reconhecida pela Fundação Palmares, Alto Alegre preserva tradições como a arte do bordado, um símbolo de identidade e autonomia para a comunidade. Iniciativas como o Projeto "Bordando Memórias", que integra a tradição do bordado à tecnologia digital, e a Casa de Aprender do Coletivo Bordando Resistência, onde o bordado se torna ferramenta de emancipação, exemplificam a riqueza educativa desse território. O Centro Cultural Quilombola Negro Cazuza desempenha um papel central ao reunir a história da comunidade, oferecer cursos profissionalizantes em arte e cultura, e fortalecer a consciência racial. Além disso, a Associação dos Remanescentes de Quilombos de Alto Alegre e Adjacências (Arqua), em parceria com a Prefeitura de Horizonte, promove ações de desenvolvimento sustentável e fortalecimento comunitário. Os espaços educativos se multiplicam pela comunidade, evidenciando sua vocação como território educador. As instituições de ensino – como as escolas Olímpio Nogueira, Fernando Augusto, CEI Maria José e Antônia Ramalho (segunda escola de tempo integral quilombola do Ceará) – reforçam o papel da educação formal, enquanto equipamentos como a Casa de Mel, promovendo apicultura e segurança alimentar, e a Areninha, espaço de convivência esportiva, ampliam o aprendizado para além da sala de aula. O Memorial Quilombola, porta de entrada da comunidade, e o Espaço Viva, com atividades culturais e esportivas, consolidam Alto Alegre como um local onde a educação se entrelaça com a vida cotidiana. Nesse contexto, Horizonte reafirma seu compromisso com a educação como eixo central de desenvolvimento, alinhando-se aos princípios das Cidades Educadoras ao reconhecer e potencializar os territórios educativos. A experiência de Alto Alegre evidencia como a valorização da história, da cultura e das práticas comunitárias fortalece o pertencimento e impulsiona o desenvolvimento social, servindo como referência para outras iniciativas no campo da educação e inclusão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID6030_TB1380_10032025132822.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA CRISTIANE CASTRO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "CRIS CASTRO" "autor_email" => "criscastro2912@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }