Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMUNICAR PARA EXISTIR

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 18 - Educação Emocional
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 130050
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1396
    "inscrito_id" => 3916
    "titulo" => "COMUNICAR PARA EXISTIR"
    "resumo" => "Reconhecer-se como um sujeito que necessita comunicar suas necessidades e medos faz parte da trajetória do autoconhecimento e do autocuidado. Os instrumentos normativos, na educação, orientam que as questões relacionadas às habilidades socioemocionais merecem atenção. O autoconhecimento e a descoberta de potencialidades desenvolvem-se a partir do cuidado contínuo com a saúde emocional, sendo necessário que o estudante identifique fatores de proteção. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência, cujo objetivo consiste em identificar se o adolescente possui o hábito de comunicar seus medos e necessidades como estratégia para garantir seu bem-estar. Sendo assim, foi observada a necessidade de refletir se essa prática poderia gerar consequências para seu desenvolvimento e o quão desafiador é para a escola cumprir seu papel diante dessa diversidade. A prática de um projeto voltado para o estímulo à comunicação oral e escrita sobre temas ligados ao autoconhecimento, em escolas públicas de tempo integral, no município de São Luís, em 2024, trouxe uma reflexão acerca de possíveis consequências da falta do hábito de falar sobre seus sentimentos, aliada a uma rede de apoio restrita, para a elaboração do projeto de vida desses estudantes. Quando questionados a respeito desse hábito, a resposta foi negativa para a maioria dos que escreveram sobre alguma situação de maior vulnerabilidade. Pensar em protagonismo juvenil é estar ciente de que os estímulos ao autoconhecimento e ao autocuidado devem ser complementares ao desenvolvimento da capacidade de reconhecer, em si, as potencialidades. É importante ressaltar, então, o papel relevante da escola e o impacto positivos das práticas voltadas para potencializar a comunicação e abrir espaço para uma escuta qualificada na vida dos estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID3916_TB1396_10032025141150.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTINE FILGUEIRAS MASCARENHAS"
    "autor_nome_curto" => "CRISTINE"
    "autor_email" => "cristinemascarenhas@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 130050
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1396
    "inscrito_id" => 3916
    "titulo" => "COMUNICAR PARA EXISTIR"
    "resumo" => "Reconhecer-se como um sujeito que necessita comunicar suas necessidades e medos faz parte da trajetória do autoconhecimento e do autocuidado. Os instrumentos normativos, na educação, orientam que as questões relacionadas às habilidades socioemocionais merecem atenção. O autoconhecimento e a descoberta de potencialidades desenvolvem-se a partir do cuidado contínuo com a saúde emocional, sendo necessário que o estudante identifique fatores de proteção. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência, cujo objetivo consiste em identificar se o adolescente possui o hábito de comunicar seus medos e necessidades como estratégia para garantir seu bem-estar. Sendo assim, foi observada a necessidade de refletir se essa prática poderia gerar consequências para seu desenvolvimento e o quão desafiador é para a escola cumprir seu papel diante dessa diversidade. A prática de um projeto voltado para o estímulo à comunicação oral e escrita sobre temas ligados ao autoconhecimento, em escolas públicas de tempo integral, no município de São Luís, em 2024, trouxe uma reflexão acerca de possíveis consequências da falta do hábito de falar sobre seus sentimentos, aliada a uma rede de apoio restrita, para a elaboração do projeto de vida desses estudantes. Quando questionados a respeito desse hábito, a resposta foi negativa para a maioria dos que escreveram sobre alguma situação de maior vulnerabilidade. Pensar em protagonismo juvenil é estar ciente de que os estímulos ao autoconhecimento e ao autocuidado devem ser complementares ao desenvolvimento da capacidade de reconhecer, em si, as potencialidades. É importante ressaltar, então, o papel relevante da escola e o impacto positivos das práticas voltadas para potencializar a comunicação e abrir espaço para uma escuta qualificada na vida dos estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID3916_TB1396_10032025141150.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTINE FILGUEIRAS MASCARENHAS"
    "autor_nome_curto" => "CRISTINE"
    "autor_email" => "cristinemascarenhas@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Reconhecer-se como um sujeito que necessita comunicar suas necessidades e medos faz parte da trajetória do autoconhecimento e do autocuidado. Os instrumentos normativos, na educação, orientam que as questões relacionadas às habilidades socioemocionais merecem atenção. O autoconhecimento e a descoberta de potencialidades desenvolvem-se a partir do cuidado contínuo com a saúde emocional, sendo necessário que o estudante identifique fatores de proteção. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência, cujo objetivo consiste em identificar se o adolescente possui o hábito de comunicar seus medos e necessidades como estratégia para garantir seu bem-estar. Sendo assim, foi observada a necessidade de refletir se essa prática poderia gerar consequências para seu desenvolvimento e o quão desafiador é para a escola cumprir seu papel diante dessa diversidade. A prática de um projeto voltado para o estímulo à comunicação oral e escrita sobre temas ligados ao autoconhecimento, em escolas públicas de tempo integral, no município de São Luís, em 2024, trouxe uma reflexão acerca de possíveis consequências da falta do hábito de falar sobre seus sentimentos, aliada a uma rede de apoio restrita, para a elaboração do projeto de vida desses estudantes. Quando questionados a respeito desse hábito, a resposta foi negativa para a maioria dos que escreveram sobre alguma situação de maior vulnerabilidade. Pensar em protagonismo juvenil é estar ciente de que os estímulos ao autoconhecimento e ao autocuidado devem ser complementares ao desenvolvimento da capacidade de reconhecer, em si, as potencialidades. É importante ressaltar, então, o papel relevante da escola e o impacto positivos das práticas voltadas para potencializar a comunicação e abrir espaço para uma escuta qualificada na vida dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.