Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES NO ENSINO: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo analisa a participação ativa de licenciandas na mediação de atividades de ensino de matemática e física no ensino médio, por meio do projeto de extensão "Matemática e Física para Todos". O objetivo é investigar como essa experiência contribui para a aprendizagem dos alunos e para a formação docente das mediadoras, aproximando a teoria acadêmica da prática escolar. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada em observações, entrevistas e análise de materiais produzidos pelos estudantes. Os resultados indicam que a inserção das licenciandas no ambiente escolar, utilizando metodologias ativas como Aprendizagem Baseada em Problemas, sala de aula invertida e gamificação, promove um ensino mais dinâmico e contextualizado. Para os alunos, observou-se maior interesse, engajamento e melhoria no desempenho acadêmico, especialmente em atividades que exigiam a aplicação prática dos conceitos aprendidos. Para as licenciandas, a experiência possibilitou o desenvolvimento de competências pedagógicas, estratégias de gestão de sala de aula e uma reflexão crítica sobre a prática docente. Apesar dos benefícios, desafios como resistência inicial dos alunos às metodologias inovadoras e limitações de recursos exigiram adaptação e criatividade das mediadoras. Conclui-se que a participação de futuros professores em projetos de ensino fortalece a relação entre teoria e prática, aprimorando sua formação e beneficiando o aprendizado dos alunos. Recomenda-se que instituições de ensino superior incentivem iniciativas semelhantes para uma formação docente mais eficaz e contextualizada.

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