Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TEMPO INTEGRAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Escola em Tempo Integral (ETI) tem uma proposta pedagógica inovadora, destacando-se em relação ao modelo tradicional de se conceber educação. Com o tempo de permanência do estudantes na escola ampliado, por meio da oferta de um currículo flexível, voltado à aquisição de competências e habilidades, fomenta a autonomia e o protagonismo estudantil. Com base nos fundamentos pedagógicos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), este modelo deve promover uma educação dirigida para o desenvolvimento pleno do estudante em suas diferentes dimensões formativas. Entre as disciplinas diversificadas está a Educação Ambiental, que além de ser ofertada aos estudantes também deve constar nos currículos de formação de professores. Portanto, o objetivo deste trabalho é compartilhar as experiências desenvolvidas durante as formações continuadas em Educação Ambiental para os professores das Escolas em Tempo Integral da Rede Municipal de Ensino de Campina Grande-PB. As formações aconteceram durante o ano letivo de 2024, de forma presencial, com o uso de tecnologias e momentos de “mão na massa”. Os resultados apontam que as formações contribuíram para a melhoria das práticas pedagógicas em sala de aula e também a utilização das hortas, pomares e farmácias vivas como instrumentos de aulas práticas associadas aos objetos do conhecimento estabelecidos pela BNCC. Assim, as formações continuadas em Educação Ambiental para professores das ETI melhoram a eficácia do uso do tempo para realização de atividades pedagógicas e seus respectivos resultados positivos na aprendizagem do estudante.

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