ALFABETIZAR – MAIS QUE LER, FOCO EM APRENDER E ENTENDER.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130144 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1521 "inscrito_id" => 665 "titulo" => "ALFABETIZAR – MAIS QUE LER, FOCO EM APRENDER E ENTENDER." "resumo" => "O presente artigo aborda assuntos relevantes ao processo de alfabetização com utilização de métodos práticos e lúdicos para a rotina escolar. Como objetivo reforça-se a necessidade de recuperar a aprendizagem significativa dos alunos que não alcançaram os níveis de alfabetização desejados, incluindo-os para continuar a jornada educacional sem prejuízos significativos. Embasado na fundamentação teórica com alguns estudos de Jean Piaget e Emília Ferreiro, onde estes destacam a criança como um ser que aprende através de diversas interações. A construção do conhecimento da leitura e da escriva é individual, somada a interação da criança com o meio social a qual ela está inserida. Assim, as crianças passam por várias etapas, avanços, atrasos e situações distintas até atingirem o dominio da leitura e escrita. É um processo lento e essencial para a vida humana. Realizou-se o projeto de intervenção como foco direcionado na recuperação da alfabetização de alunos com dificuldades de aprendizagem nas séries dos 3º, 4° e 5° anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais da rede municipal de ensino de Iporá-GO. Com esse projeto pode-se obter resultados significativos como, uma equidade educacional aos alunos da rede municipal de educação da cidade de Iporá-GO, além de melhorias significativas no processo de alfabetização, redução na desigualdade de aprendizagem, também foi observado um maior interesse dos alunos em aprender, por fim a permanência e motivação dentro ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID665_TB1521_10032025173216.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLENDA SILVA SANTOS LARA" "autor_nome_curto" => "GLENDA" "autor_email" => "gsilvasantoslara@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130144 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1521 "inscrito_id" => 665 "titulo" => "ALFABETIZAR – MAIS QUE LER, FOCO EM APRENDER E ENTENDER." "resumo" => "O presente artigo aborda assuntos relevantes ao processo de alfabetização com utilização de métodos práticos e lúdicos para a rotina escolar. Como objetivo reforça-se a necessidade de recuperar a aprendizagem significativa dos alunos que não alcançaram os níveis de alfabetização desejados, incluindo-os para continuar a jornada educacional sem prejuízos significativos. Embasado na fundamentação teórica com alguns estudos de Jean Piaget e Emília Ferreiro, onde estes destacam a criança como um ser que aprende através de diversas interações. A construção do conhecimento da leitura e da escriva é individual, somada a interação da criança com o meio social a qual ela está inserida. Assim, as crianças passam por várias etapas, avanços, atrasos e situações distintas até atingirem o dominio da leitura e escrita. É um processo lento e essencial para a vida humana. Realizou-se o projeto de intervenção como foco direcionado na recuperação da alfabetização de alunos com dificuldades de aprendizagem nas séries dos 3º, 4° e 5° anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais da rede municipal de ensino de Iporá-GO. Com esse projeto pode-se obter resultados significativos como, uma equidade educacional aos alunos da rede municipal de educação da cidade de Iporá-GO, além de melhorias significativas no processo de alfabetização, redução na desigualdade de aprendizagem, também foi observado um maior interesse dos alunos em aprender, por fim a permanência e motivação dentro ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID665_TB1521_10032025173216.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLENDA SILVA SANTOS LARA" "autor_nome_curto" => "GLENDA" "autor_email" => "gsilvasantoslara@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }