Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GESTÃO DEMOCRÁTICA NO ENSINO PRIVADO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA NA BAHIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A gestão educacional democrática tem sido amplamente debatida no contexto das escolas públicas, mas sua aplicação nas instituições privadas ainda enfrenta desafios estruturais e culturais mesmo que seja prevista na Lei 9.394/94. Nesse sentido, apresentamos este estudo cujo objetivo é analisar como os princípios da gestão democrática podem ser implementados na escola privada. Este estudo fundamenta-se em autores como Paro (2016), que enfatiza a importância da participação coletiva no processo decisório escolar, e Lück (2009), que destaca o papel da liderança compartilhada na promoção de um ambiente educacional mais colaborativo. A pesquisa configura-se como um estudo de caso, realizado em duas instituições de ensino da rede privada, denominadas Escola A e Escola B. Para a coleta de dados, foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: entrevistas com os gestores das instituições, aplicação de questionários aos docentes do Ensino Fundamental II e Médio, análise documental e observação das práticas de gestão. Os resultados indicam que, apesar de o ensino privado ser, muitas vezes, baseado na concorrência e em modelos empresariais, a adoção de modelos de gestão mais participativos pode contribuir para a melhoria da qualidade educacional e do engajamento da comunidade escolar. Entre os principais desafios apontados estão a resistência de mantenedores à descentralização do poder e a necessidade de formação continuada para gestores e docentes, conforme discutido por Dourado (2017). Conclui-se que a gestão educacional democrática na escola privada é viável e essencial para promover um ensino de qualidade, garantindo maior envolvimento da comunidade escolar desse segmento.

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