Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DE UM DIAGNÓSTICO NEUROCIENTÍFICO PRECOCE PARA A APRENDIZAGEM EDUCACIONAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A importância de intervir precocemente com uma avaliação de diagnóstico é extremamente importante para precaver qualquer circunstância em prol de buscar melhorias para um desenvolvimento e qualidade de vida. Compreendendo este ponto, nota-se que é crucial para os pais com filhos atípicos, uma vez que a descoberta do Transtorno de Espectro Autista seja descoberta nos anos iniciais de vida. Em 1938, o psiquiatra austríaco radicado nos Estados Unidos Leo Kanner recebeu em seu consultório o que ficou conhecido como “caso 1” de autismo. Com 5 anos, Donald Triaplett foi descrito como tendo um comportamento “fora dos padrões” para as crianças da mesma idade. Kanner se interessou pelo caso e logo conseguiu reunir outras dez crianças com a mesma condição. Essa necessidade inicial é favorável para estimular o indivíduo diante da socialização emocional e educativa para a sociedade. Além disso, implica no desenvolvimento educacional, ou seja, sem uma base de abordagem adaptativa e positiva, sem a ajuda de profissionais adequados, além de terapias extra escolar a garantia de uma melhor absorção não é algo garantido. Como também, pode afetar não só a criança como os familiares, sem saber como lidar, tendo incertezas com teorias e sem um diagnóstico preciso e necessário. Ou muitas vezes cientes do diagnóstico mas com a inaceitação do resultado, e sem buscar medidas evolutivas.Outro fator interessante é que estudos neurocientíficos apontam que cerca de 70% dos pacientes com autismo possuem outras comorbidades além do TEA. Por isso, o neuropediatra precisa investigar a possibilidade da condição ser acompanhada pelo Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Deficiência Intelectual, pois elas podem ser barreiras importantes para o bom aprendizado do autista. Entre os maiores desafios para o aprendizado dos autistas está a interpretação de textos.

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