Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FILHAS DO GUETO: SUBVERTENDO A HISTÓRIA A PARTIR DA CIÊNCIA .

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo analisar as implicações do projeto “Filhas do Gueto: subvertendo a história a partir da Ciência” na formação de jovens cientistas e no incentivo à inserção e valorização de meninas negras na Ciência. As mulheres vêm ao longo anos lutando pelo o acesso à educação, e sempre tiveram suas intelectualidades colocadas em prova, em especial, as mulheres negras. A marginalização das mulheres na educação e na divulgação científica é histórica, principalmente nas áreas de STEM(sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), onde a presença delas sempre foi reduzida quando comparada com os homens, sobretudo em relação às mulheres negras. A reflexão teórica do estudo foi organizada em dois eixos centrais, sendo esses: a) Aspectos históricos sobre mulheres na Ciência, e b) Meninas negras na Ciência e divulgação científica. Os aspectos metodológicos do estudo seguem os preceitos da abordagem qualitativa (Minayo, 2014). A coleta de dados foi realizada mediante entrevistas com as estudantes participantes do projeto e observação direta das ações. Os dados provenientes da investigação foram categorizados conforme a análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados da pesquisa apontam que a partir do movimento itinerário de visitas, o projeto no contexto da parceria universidade-escola, envolvendo alunas do Ensino Fundamental II, do Ensino Médio e Ensino Superior tem colaborado com a reflexão histórica-social e Científica referente à participação das mulheres negras na Ciência, desvelando ainda a iniciação científica como uma estratégia potencial para o desenvolvimento de atividades de divulgação científica em escolas e comunidades de zonas de periferias de uma cidade localizada no interior da Bahia, corroborando com o processo educacional e de transformação das realidades das meninas inseridas nos projeto subvertendo os estigmas, e preconceitos enraizados as ditas “filhas do guetos” da cidade.

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