OS PORQUÊS DO ESPAÇO CIÊNCIA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130236 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1644 "inscrito_id" => 8975 "titulo" => "OS PORQUÊS DO ESPAÇO CIÊNCIA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "O ensino de ciências perfaz os conhecimentos sociais, tecnológicos, naturais e ainda propicia condições para o desenvolvimento do pensamento científico, o qual é imprescindível no papel da formação do sujeito. Nesse contexto, no que se concerne aos espaços educacionais, têm-se os espaços formais e não formais de ensino, nestes, destacam-se os Museus de Ciências como espaços não formais com grandes potenciais de aprendizagem. Presente no estado de Pernambuco, o Espaço Ciência, é um museu de caráter interdisciplinar que possui um mural que compreende 4 metros de inúmeros questionamentos escritos pelos visitantes, sendo esta obra intitulada “Mural dos Porquês”. Nesta pesquisa, objetivou-se apresentar propostas de Sequências Didáticas direcionadas aos estudantes da educação básica, mediante as arguitivas relacionadas ao Ensino de Biologia presentes no Mural dos Porquês. As sequências didáticas foram elaboradas de modo a contemplar as competências propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos preceitos de Zabala (1998). Foram elaboradas sequências didáticas para as seguintes arguitivas, “Porque cortar o cabelo não dói?”, “Por que a maioria das folhas é verde?” e “Por que o limão mancha a pele no sol?”. Foram inseridas nas referidas sequências didáticas, práticas com potenciais para o desenvolvimento das habilidades de observação, análises e pensamentos críticos por meio de atividades experimentais e situações específicas, de modo a desenvolver o pensamento científico de forma gradativa nas mediações docentes. Nestas sequências didáticas construídas, abordam-se impasses inerentes à sociedade e meio ambiente, bem como estratégias tecnológicas para a divulgação de informação que transcenda as instituições de ensino, potencializando os possíveis impactos sociais das escolas na comunidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID8975_TB1644_16042025213856.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANA ANDRESA CAMPELO SANTOS" "autor_nome_curto" => "JOANA" "autor_email" => "profjoanandresa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130236 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1644 "inscrito_id" => 8975 "titulo" => "OS PORQUÊS DO ESPAÇO CIÊNCIA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "O ensino de ciências perfaz os conhecimentos sociais, tecnológicos, naturais e ainda propicia condições para o desenvolvimento do pensamento científico, o qual é imprescindível no papel da formação do sujeito. Nesse contexto, no que se concerne aos espaços educacionais, têm-se os espaços formais e não formais de ensino, nestes, destacam-se os Museus de Ciências como espaços não formais com grandes potenciais de aprendizagem. Presente no estado de Pernambuco, o Espaço Ciência, é um museu de caráter interdisciplinar que possui um mural que compreende 4 metros de inúmeros questionamentos escritos pelos visitantes, sendo esta obra intitulada “Mural dos Porquês”. Nesta pesquisa, objetivou-se apresentar propostas de Sequências Didáticas direcionadas aos estudantes da educação básica, mediante as arguitivas relacionadas ao Ensino de Biologia presentes no Mural dos Porquês. As sequências didáticas foram elaboradas de modo a contemplar as competências propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos preceitos de Zabala (1998). Foram elaboradas sequências didáticas para as seguintes arguitivas, “Porque cortar o cabelo não dói?”, “Por que a maioria das folhas é verde?” e “Por que o limão mancha a pele no sol?”. Foram inseridas nas referidas sequências didáticas, práticas com potenciais para o desenvolvimento das habilidades de observação, análises e pensamentos críticos por meio de atividades experimentais e situações específicas, de modo a desenvolver o pensamento científico de forma gradativa nas mediações docentes. Nestas sequências didáticas construídas, abordam-se impasses inerentes à sociedade e meio ambiente, bem como estratégias tecnológicas para a divulgação de informação que transcenda as instituições de ensino, potencializando os possíveis impactos sociais das escolas na comunidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID8975_TB1644_16042025213856.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANA ANDRESA CAMPELO SANTOS" "autor_nome_curto" => "JOANA" "autor_email" => "profjoanandresa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }