Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE ESCOLAR: A EMPATIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica com materiais disponíveis online, como artigos e livros e tem como objetivo analisar a importância da empatia no processo de ensino-aprendizagem. O conceito de empatia surgiu no século XIX e refere-se à capacidade de um indivíduo se colocar no lugar do outro, promovendo a compreensão mútua. No contexto educacional, a empatia desempenha um papel crucial na relação entre professor(a) e aluno(a), refletindo diretamente no processo de ensino-aprendizagem. No entanto, esta prática embora eficaz, ainda não tem sido apropriada pelos(as) professores(as) como deveria. Vários(as) autores(as) como Rodrigues (2012), Motta (2006) e Brolezzi (2014), por exemplo, apontam para a importância de uma postura empática no ambiente escolar. Embora o(a) professor(a) não seja o único responsável pela forma como se estabelecem as relações em sala de aula, sua postura e atitudes podem influenciar significativamente a dinâmica das relações interpessoais. A promoção de um ambiente empático facilita a interação e a colaboração entre os(as) alunos(as), contribuindo para um aprendizado mais eficaz. A pesquisa concluiu que os(as) professores(as) podem adotar posturas empáticas em sua prática docente, o que não apenas beneficia o desenvolvimento da empatia entre os alunos, mas também enriquece o ambiente escolar como um todo.

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