Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DO CUIDADOR ESCOLAR NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A discussão sobre o papel do cuidador escolar na inclusão de alunos com deficiência está inserida em um contexto mais amplo, que reflete os esforços para construir uma educação inclusiva e equitativa, conforme estabelecido por legislações nacionais e internacionais, como a Lei Brasileira de Inclusão (2015) e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2006). Nesse panorama, o cuidador escolar assume uma função essencial ao apoiar esses estudantes, tanto no desenvolvimento educacional quanto na interação com a comunidade escolar, promovendo sua participação ativa e autônoma. Partindo disso, este artigo tem como objetivo geral explorar os desafios e as potencialidades da atuação do cuidador escolar no processo de inclusão educacional. Especificamente, propõe-se a identificar os principais obstáculos enfrentados por esses profissionais, abrangendo aspectos relacionados à formação, condições de trabalho e integração no ambiente escolar, bem como investigar de que maneira as práticas e interações dos cuidadores escolares podem contribuir para o desenvolvimento da autonomia e para a inclusão efetiva de alunos com deficiência no contexto escolar. A pesquisa trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa envolvendo a aplicação de perguntas abertas a cuidadores e professores de uma escola municipal de Ensino Fundamental II. Como aporte teórico, está embasada em Brasil (1996; 2007; 2008; 2012; 2015), explorando algumas legislações, e em autores como Fávero (2004), Fontes (2003), Lima (2018), Mantoan (2015), Mittler (2003) e Tessaro (2005). Embora a educação inclusiva seja um direito consolidado, sua implementação ainda enfrenta desafios práticos significativos, como a falta de recursos, a formação inadequada de profissionais e a resistência cultural às práticas inclusivas. Dessa forma, este trabalho busca fomentar reflexões críticas e oferecer subsídios para o aperfeiçoamento de práticas pedagógicas e políticas públicas que promovam maior equidade e efetividade no processo de inclusão escolar.

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