A INTERTEXTUALIDADE NAS PRÁTICAS HIPERTEXTUAIS DE TRANSFORMAÇÃO DO CONTO CUPIDO E PSIQUÊ PARA O TEATRO DE BONECOS
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Desde 2002, o grupo tem se dedicado à adaptação de histórias da antiguidade clássica para o teatro de bonecos. Esse ofício envolve práticas textuais-discursivas de transformação (Genette, 2010) bem particulares, uma vez que se trabalha com traduções, em seu texto original (o hipotexto), e, a partir delas, cria-se um novo texto (um hipertexto), atualizando-o de acordo com o contexto social e histórico de encenação. A relação estabelecida entre tais práticas e o texto fonte adotado, verificada pela análise dos parâmetros intertextuais de Nobre (2014), além de proporcionar a atualização do mito, convida, a partir de excertos textuais dialógicos, à participação ativa do interlocutor no processo de construção de significados. São indícios materiais de apelo à memória, deixados pelo grupo no texto, que auxiliam a transposição do clássico para o cenário contemporâneo à apresentação e, dependendo do propósito comunicativo, remetem a filmes, músicas, noticiários, entre outros. 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