Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CONVITE À COMUNIDADE ESCOLAR DO PORTO MARAVILHA EM OCUPAR OS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAIS DA REGIÃO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo busca olhar para a região portuária do Rio de Janeiro, a partir do Projeto Porto Maravilha, e analisar como os espaços de patrimônio material e imaterial locais estão abertos à comunidade escolar da região. Será possível encontrar uma apresentação do projeto Porto Maravilha, a partir da apresentação da Lei complementar (LC) 101/2009, que permite a alteração do Estatuto da Cidade e do Plano Diretor. As principais intervenções e relação com o patrimônio local serão a base para a condução da pesquisa, visto que o processo de intervenção urbana com foco na revitalização da regiãocausou grande impactos arquitetônicos. Vamos definir o que são espaços de educação formal, não formal a partir de Trilla 2008 e Coombs 1968, para ampliar reconhecimento de que espaços são esses e como pode estar relacionados com o espaço escolar. O entendimento de como os espaços de educação não formais surgem e ganham evidência colabora com a análise do contexto e das diferentes experiências que podem surgir Certeau 2006 e Simões & Lopes 2009 colaboram para essa análise. Diante disso serão apresentados os principais espaços de patrimônio cultural da região, explorando Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio e o Circuito da Pequena África. Conhecendo o projeto e os espaços indicados será possível explorar os caminhos que a comunidade escolar pode seguir para que possa acessar os espaços indicados anteriormente. A conclusão vai apresentar como os espaços de educação formal se relacionam com os espaços de educação não formal e informal da região.

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