Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO PRÓ ALFA/RN

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

No Brasil, os resultados de avaliações como o SAEB e IDEB sinalizam que precisamos avançar quanto às questões de alfabetização e letramento, para superar o número de estudantes que não aprendem a ler e a escrever nos anos iniciais do Ensino Fundamental-EF. Considerando essa realidade, em 2024, o MEC lançou o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada – CNCA. Em atendimento aos objetivos dessa política pública, foi instituída a Política Territorial de Alfabetização de Crianças do Rio Grande do Norte a Política (PróAlfa/RN), a qual tem por objetivo promover a alfabetização de qualidade de crianças nas escolas públicas dos anos iniciais do EF em todo território potiguar. Neste trabalho, temos por objetivo discutir aspectos do processo de formação continuada ofertada a professores formadores, alfabetizadores e gestores no âmbito do Pró Alfa/RN que visam contribuir para modificar o cenário potiguar no que se refere à recomposição das aprendizagens de estudantes em processo de alfabetização e letramento nesse segmento de ensino. Em termos teóricos, este trabalho se ancora nos Estudos de letamento de vertente sociocultural, na Pedagogia crítica e em estudos que tematizam a formação docente. Metodologicamente, o estudo segue o escopo da Linguística Aplicada, configurando-se como uma pesquisa do tipo estudo de campo. Os dados foram gerados a partir de um questionário, além de depoimentos, fotografias, vídeos e áudios nos quatro módulos do PróAlfa e serão analisados em uma abordagem quantitativa e interpretativista. Os resultados preliminares da análise têm evidenciado mudanças importantes no que se refere à ampliação e ao aprofundamento de saberes dos professores acerca da alfabetização e do letramento, bem como a assunção de novas posturas e práticas pedagógicas que possam contribuir para ampliar as chances das crianças dos iniciais do EF de apropriação do sistema de escrita alfabética, bem como aprenderem a usar a leitura e a escrita como práticas sociais.

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